SIMULADO ENEM EVOLUCIONAL

Postada em Geral / Todos, 01 de Agosto de 2018

O nono ano do Ensino Fundamental representa um marco na trajetória escolar dos alunos, com a conclusão do 2º ciclo da educação básica. Trata-se de um momento muito importante de transição que, para além de um mero marco burocrático, representa mudanças em aspectos cognitivos, atitudinais, emocionais e procedimentais na vida dos estudantes, que foram sendo construídos e consolidados durante todo o Ensino Fundamental e muito em breve estarão sob a exigência de novos paradigmas, com o ingresso no Ensino Médio. É um tempo que, no Oficina, consideramos digno de “rituais de passagem”.

Para auxiliar nossos alunos a ingressarem com mais segurança nas novas rotinas e exigências do Ensino Médio, uma série de ações, tanto de natureza curricular como extracurricular, são implementadas todos os anos pela escola. Exemplos disso são: a inserção, para alunos do 9º ano, da disciplina “Introdução à Química”; o oferecimento de um curso de introdução à Física para estes estudantes durante o 2º semestre; bem como a extensão da participação, antes exclusiva para o E. Médio, em Olimpíadas de História e Física, além das Oficinas de Ideias (específicas para o 9o ano), entre outras atividades.

É neste contexto que apresentamos mais uma novidade: a aplicação do Simulado Evolucional, uma prova elaborada e aplicada pela empresa de mesmo nome, que atua nesta área em todo o Brasil, e que será estendida de modo facultativo também aos alunos do 9º ano, com provas elaboradas especificamente para este grupo etário, de acordo com todos os critérios estabelecidos pelo INEP para o Exame Nacional do Ensino Médio (o ENEM).

As provas são organizadas por área de conhecimento com número de questões e conteúdos compatíveis com a série/faixa etária. Além disso, o simulado conta com a participação de um grande número de estudantes por todo o Brasil, o que permite a comparabilidade dos dados matemáticos com o Enem, com 99,7% de precisão. O aluno ainda tem acesso a uma ferramenta on-line que permite simular uma eventual aprovação, comparando sua nota à última nota de corte de cursos de universidades por todo o país.

O aluno que participar do Simulado terá correção a partir da TRI (Teoria de Resposta ao Item); um relatório on-line completo com seus acertos e erros na prova, acesso à resolução de cada uma das questões e índice de marcações em cada alternativa, sinalizando seus pontos fortes e fracos. As redações também são corrigidas utilizando os critérios do Exame Nacional, avaliando os estudantes em cada uma das 5 competências por ele exigidas.

O simulado também é aplicado, com as devidas adaptações em termos estruturais e de objetivos, para alunos da 1ª série, que, segundo nossa compreensão, chegam ao segundo semestre já inseridos, de fato, na realidade do Ensino Médio e podem utilizar a prova para consolidar seus conhecimentos, competências e habilidades.

Também para alunos de 2ª e 3ª séries do E.M, bem como do pré-vestibular, teremos um terceiro simulado específico, oportunidade perfeita para avaliar desempenhos tanto de forma individual, entendendo pontos fortes e fracos de cada aluno, bem como comparativamente, dando aos estudantes uma noção do significado de seus desempenhos dentro do universo de todos os participantes. Trata-se, para alunos deste ciclo, de um verdadeiro treinamento para a prova do ENEM, com todo suporte e feedback para incrementar o preparo deles, que estão mais “próximos” da reta final do Ensino Médio.

SIMULADO ENEM EVOLUCIONAL

9º ANO do E.F.
Inscrições: 18/07 a 26/07.
Provas: 26/08 e 02/09 (manhã).
Inscrições presenciais no Oficina Pituba.

SIMULADO EVOLUCIONAL 1ª série do E.M.
Inscrições: 18/07 a 26/07.
Provas: 26/08 e 02/09 (manhã).

SIMULADO EVOLUCIONAL 2ª série e 3ª série do E.M + pré-vestibular
Inscrições: 20/07 a 20/08.
Provas: 23 e 30/09 (manhã).