Alunos pesquisam soluções para problemas urbanos

Postada em Geral / Todos, 22 de Agosto de 2017

Projeto propõe atividades sobre aspectos problemáticos das cidades contemporâneas a partir de abordagem multidisciplinar.

“Soluções Urbanas” é um projeto que propõe aos alunos da 2ª série do E.M. uma série de atividades de reflexão e pesquisa sobre aspectos problemáticos das cidades contemporâneas a partir de uma abordagem multidisciplinar, tomando como ponto de partida a provocação: “Como é a cidade na qual você quer morar?”.

As grandes cidades, hoje, sofrem com problemas diversos: poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, desigualdade social, locais inadequados para moradia, saúde, educação, infraestrutura, entre outros. Esses problemas formam uma teia, onde um está diretamente ligado ao outro, havendo a necessidade da realização de políticas e ações abrangentes para solucioná-los, proporcionando melhor qualidade de vida para a população urbana.

Mas intervir em uma cidade já existente requer muito conhecimento.  Entendendo a necessidade de investirmos, desde cedo, na cultura do conhecimento sobre a cidade, o Oficina propõe aos alunos o estudo de 5 (cinco ) problemas urbanos crônicos:  resíduos, violência, mobilidade urbana e acessibilidade, consumo de energia e lazer e cultura, a partir de  uma ação multidisciplinar que  favorece  a compreensão de fenômenos diversos de uma forma interativa, contextualizada e  dialógica, permitindo uma visão global das diversas temáticas com o uso das ferramentas das múltiplas áreas do conhecimento.

O objetivo é que os alunos analisem a organização das cidades de acordo com os aspectos histórico-cultural, sócio espacial, econômico, político e ambiental e percebam os desequilíbrios proporcionados pela modernidade que são inerentes à sociedade urbana, bem como a sua dinâmica funcional, além de identificar possíveis soluções para atender aos anseios da sociedade.

Para isso, as turmas do 2º ano do Ensino Médio são divididas por sala em 5 grupos contemplando os em questão para uma abordagem multidisciplinar dos mesmos, tendo a geografia como fio condutor das abordagens. As atividades incluem aula inaugural com a professora Márcia Kalid, palestras sobre os temas específicos com professores convidados do 3º ano do Ensino Médio  e um debate sobre as principais questões inerentes à estrutura urbana do Brasil atual. Ao final, após engajarem-se em pesquisas sobre o respectivo tema, os alunos entregam um artigo de opinião, contendo o problema urbano e uma possível solução.

Notícias : Todos