Iniciação científica - uma prática contínua

Postada em Geral / Todos, 25 de Abril de 2018

Principal objetivo é instigar o processo de experimentação e a capacidade investigativa nos alunos.

As experiências vividas no laboratório pelos alunos do Oficina fomentam o desenvolvimento de habilidades e interesses específicos extremamente importantes para os estudantes, a exemplo de uma postura de hipotetização, da prática da observação e produção de relatórios de pesquisa.

O trabalho de Iniciação Científica desenvolvido com nossos alunos tem como principal objetivo instigar o processo de experimentação e a capacidade investigativa, em especial na área de Ciências Naturais. É um trabalho atrelado ao conteúdo de cada um dos componentes curriculares, respeitando as especificidades de um trabalho de laboratório.

Iniciado já no 6º ano do Ensino Fundamental, ele é intensificado e sedimentado no Ensino Médio, auxiliando nossos meninos e meninas no desenvolvimento de habilidades e competências que eles levarão para as futuras etapas de suas vidas acadêmicas e profissionais. Assim, há também a preocupação, durante esse processo, em estabelecer relações entre a escola e as universidades e, obviamente, estimular o contato dos alunos com os saberes das mais diversas áreas do conhecimento.

Uma prática que auxilia nosso jovem em sua vida estudantil após o Ensino Médio, uma vez que favorece uma aproximação dos alunos com o mundo da pesquisa nas universidades e fomenta, através do estímulo à participação em Olimpíadas do Conhecimento, por exemplo, a formação de um estudante competente, com senso investigativo e crítico em qualquer área profissional futuramente escolhida.

Notícias : Todos