Congresso Baiano de Relações Interpessoais nas Escolas

Postada em Geral / Todos, 30 de Julho de 2018

Congresso Baiano de Relações Interpessoais nas Escolas

Temática: Quando a Convivência Ética é um valor

O "Congresso Baiano de Relações Interpessoais na Escola" (CBRIE) é resultado de uma parceria entre a Escola Experimental, o Colégio Oficina e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM). O evento será realizado nos dias 31/08/2018 (18h às 22h) e 1º/09/2018 (8h às 18h) no Auditório da Unijorge - Campus Paralela, Salvador - BA. Serão dois dias de debates e palestras sobre convivência ética e moral nas Escolas. Um evento para conversarmos sobre convivência, valores éticos e morais no ambiente escolar.

COMO SURGIU O CBRIE?
As constantes incertezas cotidianas em relação ao "educar moralmente" se refletem em uma crescente demanda pelos estudos sobre desenvolvimento moral. Profissionais e pesquisadores da área têm buscado, com urgência, a criação de espaços de discussão, pesquisas e reflexões sobre esse tema, tão necessário em tempos atuais. Foi justamente esse compromisso que ensejou, em 2005, a criação do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, integrado hoje por pesquisadores de diferentes universidades públicas do Brasil, como USP, Unifesp, Unesp e Unicamp e universidades particulares como Unisantos, Unifae, Unifran dentre outras.
O grande objetivo do GEPEM é fomentar a pesquisa e sua aproximação com a realidade escolar, promovendo encontros e seminários, mantendo um grupo de estudos iniciantes, organizando Eventos Científicos para difusão de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral, assumindo assim um compromisso com a educação.

É nesse contexto que surge o Congresso Baiano de Relações Interpessoais na Escola, que reunirá uma equipe multidisciplinar de pesquisadores de altíssimo nível, para aprofundar discussões acerca de temas como: valores sociomorais na escola, bullying, clima escolar, trabalho com equipes de ajuda, projetos de convivência, adolescência e o uso de drogas, participação das famílias e formação de professores, entre outros.

O evento, voltado para profissionais, pesquisadores, gestores e estudantes da área de educação, visa ainda divulgar as principais publicações e pesquisas do GEPEM, atualizando o público em relação a temas tão relevantes para a prática das escolas.

ALGUNS TEMAS:

Convivência: Precisamos entender as Escolas como espaços de desenvolvimento e grandes mudanças sociais. Nesse cenário, o tema da convivência ganha cada vez mais destaque, o que ensejou a organização de um ciclo de debates, capitaneado pela Profa. Dra. Luciene Tognetta (Fclar/Unesp), sob o título "O CENÁRIO DAS ESCOLAS NO BRASIL PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TEMA DA CONVIVÊNCIA".

Bullying e Uso de drogas: "Como envolver a família na discussão sobre convivência na escola? No CBRIE esse tema ganhará destaque através das palestras e ciclos de debates, como: "A implantação do projeto antibullying nas escolas de Fundamental 1", "A participação da família na construção de um projeto antibullying" e " Adolescência na escola: os perigos do cyberbullying e o uso de drogas". A Profa. Dnda. Thais Leite Bozza (Pós Graduação FE/Unicamp) e a Profa. Dra. Luciana Nogueira (IBILCE/Unesp) estarão à frente dos debates sobre "O que podemos fazer para combater o #cyberbullying e o uso das drogas na adolescência?".

Equipes de Ajuda: O projeto das "Equipes de Ajuda", que está transformando a vivência nas Escolas, também será objeto de discussões durante o evento. A Profa. Mnda. Luciana Lapa (FCLar/Unesp) compartilhará sua experiência e pesquisa através da palestra "As equipes de ajuda: implantação e funcionamento". Estudantes do Colégio Sidarta - SP, também participarão compartilhando suas experiências sobre as Equipes de Ajuda e como o trabalho está contribuindo para a representatividade e o desenvolvimento estudantil.

SERVIÇO:
O quê? Congresso Baiano de Relações Interpessoais na Escola - CBRIE
Quando? 31/08/2018 (18h às 22h) e 1º/09/2018 (8h às 18h)
Onde? Auditório da Unijorge - Campus Paralela, Salvador - BA.
Programação completa: http://bit.ly/ProgramacaoCBRIE
Inscrições Online: bit.ly/RelacoesInterpessoaisNaEscola

Investimento:
1º lote - (ESGOTADO)
2º Lote - 14/07/18 a 31/07/18
- R$320
* Estudantes da UNIJORGE têm 50% de desconto até 31/07/18 - R$160 (VAGAS LIMITADAS)
3º Lote - 1º/08/18 a 28/08/18 - R$350

Notícias : Todos