Carta aos Pais – ATIVIDADES DISPONÍVEIS

Prezada Família,

Em virtude do cenário em que nos encontramos, da necessidade de nos mantermos confinados por um período que ainda nos é incerto, nós, profissionais do Colégio Oficina, entendemos a necessidade de construirmos ações que, respaldadas por instrumentos legais que nos possibilitam atividades à distância, acreditamos poder dar encaminhamento aos processos pedagógicos no ano de 2020.

Respaldados pela Portaria do MEC nº 343 e pela BNCC, que contempla o uso das tecnologias para o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, construímos algumas intervenções, junto ao nosso Corpo Docente, pautadas no cuidado com critérios coerentes e com a qualidade que nos é peculiar.

Desenvolveremos nosso trabalho, nesse período, com o suporte de uma plataforma de ensino, o Poliedro para nossos/as alunos/as da 3ª série do E.M. e o Sistema Ari de Sá (SAS), para nossos/as alunos/as do 6º ano do E.F. à 2ª série do E.M.. Nas plataformas citadas, serão disponibilizados materiais para os três níveis da Gestão Educacional:

Para nossos/as alunos/as, disponibilizaremos, no Site do Colégio Oficina (www.colegiooficina.com.br)  material em formato de Vídeoaula, games, atividades, Livro digital, dentre outros. Esse material será apresentado em etapas, respeitando o Planejamento que elaboramos para o I Trimestre de 2020.

As agendas com as atividades serão disponibilizadas gradativamente, acompanhadas de orientações de como utilizá-la na semana em questão. A agenda gradual foi a maneira queentendemos que melhor atende ao processo pedagógico, em sua característica de planejamento/ ação/ avaliação e novas ações.

Para acessar a agenda, por favor,  leia o Tutorial que foi enviado para seu e-mail.

Nas semanas de 23 a 27/03 e 30/03 a 03/04 , nossas atividades terão caráter de revisão do que trabalhamos até o momento.

Nas semanas seguintes, começaremos apresentando, gradativamente, novos objetos de conhecimento, com atividades que servem ao propósito de consolidar novas aprendizagens.

Isso posto, é importante frisarmos a necessidade do engajamento dos/as nossos/as alunos/as e as famílias nesse processo. Além do engajamento, em virtude da nossa preocupação em apresentarmos a sequência planejada para o desenvolvimento do nosso programa, é de fundamental importância que as atividades sejam realizadas na ordem disponibilizada.

Além das Plataformas Poliedro e SAS, daremos continuidade ao trabalho de Produção Textual na Plataforma Letrus, para nossos/as alunos/as do 9º ano do E.F., 1ª, 2ª e 3ª séries do E.M.

– Para a Direção, Corpo Técnico Pedagógico e os/as professores/as, disponibilizaremos o acesso aos mesmos materiais que nossos /as alunos/as utilizarão, além de relatório de desempenhodos mesmos, nas atividades propostas. Com isso, procuramos acompanhar o desempenho dos nossos estudantes, assim como construir documentos e ações que respaldem as intervenções que precisaremos colocar em prática quando nossos encontros voltarem à condição presencial.

A senha pessoal para acesso à Plataforma SAS será disponibilizada posteriormente, em outro comunicado.

Nossos/as alunos/as do 9º ano do E.F. e das séries do E.M. já possuem a senha para acesso à Plataforma Letrus, assim como nossos alunos da 3ª série aoPortal Poliedro.

Desde já, contamos com sua colaboração para atratativa de um tempo que, pela sua característica sem precedentes, nos convida ao aprendizado de novas formas de atuação. A nossa certeza é que estamos, TODOS, imbuídos de fazermos o nosso melhor.

FIQUE EM CASA!