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Carta Final 2021

É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!”

Paulo Freire.

Prezadas Famílias:

Em 2020, vivemos uma experiência atípica, intensa e desafiadora: de fazer educação em um formato diferente daquele para o qual estudamos e com o qual trabalhamos ao longo das nossas vidas profissionais. Com muito esforço, responsabilidade, dedicação  e  criatividade, tivemos de buscar saídas e construir soluções.

No primeiro momento, corremos para  montar uma operação  que envolveu vários setores, já em regime de isolamento social,  reavaliando  planejamentos, produzindo materiais, criando uma rede de comunicação   virtual, com postos de atendimentos para dúvidas e orientações.

O passo seguinte desta caminhada foi o início das nossas aulas on-line, em que nossos professores abraçaram esse desafio e, buscando uma inédita interação com os alunos, utilizaram o espaço dos seus lares, com maior ou menor destreza para o uso de novas ferramentas de aprendizagem, contando com a ajuda  uns dos  outros e do nosso suporte, numa bela demonstração de solidariedade, tão necessária aos dias de hoje. Em trabalho incessante, reuniões de coordenação e planejamento foram mantidas, bem como as horas de formação continuada em Convivência Ética e Relações Interpessoais na Escola, com a Professora e Mestra Danila Zambianco, live com o Prof. Dr. Alessandro Marimpietri e o Prof. Ronald Carvalho.

Além do suporte aos professores (as)  nosso outro desafio foi garantir   a presença dos orientadores, de cada série, nestas salas virtuais, com o objetivo de observar este novo ambiente de aprendizagem e manterem  contato frequente com as famílias e alunos.

Assim, a passos assistidos, colaborativos e planejados, vieram as avaliações, trabalhos em grupo, as reuniões de famílias, Olimpíadas, saraus, aulas multidisciplinares, simulados, oficinas de recuperação  paralela, Projetos Pedagógicos ( Superséries, Gacco,  CONESCO).

Por fim, mesmo na reta final, a separação das turmas para que os alunos e alunas pudessem retomar o ambiente original e experimentarem o modelo que utilizaremos em 2021.

Não titubeamos em experimentar, em ousar e tentar garantir a execução de nosso planejamento, mesmo em condições tão adversas. Não desistimos de “esperançar”.

Agora é a hora de falarmos em 2021:

Relembramos que ainda não há definição dos poderes públicos  quanto à modalidade de ensino a  que estaremos submetidos no ano letivo de 2021:  se apenas presencial; se apenas on-line; se híbrido (on-line e presencial). Na terceira hipótese, consultaremos as famílias  até o  final de janeiro, através de Termo de Opção, em cujo texto estabeleceremos as  condições  necessárias à organização  da rotina pedagógica e à obediência do  Protocolo de Saúde Sanitária.

Início das aulas, independente da modalidade, que for determinada pelos órgãos competentes, como opcional ou obrigatória em 2021:

  • Dia 08 de fevereiro:  6º ano do EF e alunos novos do sétimo ano do EF a 2ª série do EM.
  • Dia 09 de fevereiro: alunos da casa do 7º ano do EF a 2ª  série do EM.
  • Dia 10 de fevereiro: alunos da 3ª série do EM.

Recesso Escolar:  (Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre Sinpro-Ba e o Sinepe-Ba):

  • Período: de 21 de junho (segunda-feira) a 05 de julho de 2021(segunda-feira).
  • Retorno: 06 de julho (terça-feira).

Alguns avisos importantes para o ano letivo de 2021.

  1. As turmas, em regime on-line, permanecerão separadas.
  2. Os livros didáticos adotados, em 2020, também serão utilizados em 2021 para que possamos concluir o planejamento originalmente elaborado. Solicitamos não descartá-los.
  3. A lista de material didático (Ensino Fundamental) para o ano de 2021 está disponível no site.
  4. O material didático do Ensino Médio (livros, plataformas digitais e simulados) será   do Sistema Ari de Sá (SAS), conforme amplamente informado em correspondências anteriores. Os livros de Literatura da 1ª série serão os mesmos  adotados no nono ano / 2020, indicados no site do Colégio. O livro de Literatura da 2ª série também está indicado no site do Colégio.
  5.  Serão utilizadas as plataformas e livros digitais (a exemplo da  Zoom, Google Forms, SAS) e recursos digitais postados em ambientes virtuais (a exemplo do  Youtube, blogs, áreas restritas do site da escola).
  6. A carga horária será, no mínimo 4 horas diárias, sempre de acordo com as normas exaradas pelas autoridades competentes, em consonância com a modalidade de ensino por elas determinadas, excetuando a carga horária das  aulas de língua estrangeira que são ministradas no contraturno.
  7. As aulas de Inglês por nivelamento(EF) serão no turno vespertino, quer em regime on-line ou em regime híbrido nos seguintes horários:  6º  ano: 3ª feira | 7º  ano: 4ª feira | 8º  ano: 2ª feira | 9º  ano: 5ª feira
  8. As aulas de Inglês ou Espanhol das 1ª e 2ª séries do EM serão no turno vespertino, quer em regime on-line ou em regime híbrido, respectivamente segundas e quartas-feiras.
  9. A 3ª série do EM terá aulas no turno vespertino, 03 dias por semana, quer em regime on-line ou em regime híbrido, em horário a ser divulgado.
  10. Não teremos mais a Prova Final.  A média aritmética  das três unidades , a ser atingida para aprovação  direta, é 6,0 (seis).
  11. Manteremos o regime de recuperação (Oficinas ) paralela e recuperação final (condições e orientações serão posteriormente divulgadas).
  12. As avaliações parciais e finais do EM, de cada unidade, serão aos sábados e, eventualmente, no turno vespertino comunicadas em calendário próprio.
  13. As avaliações de  segunda chamada voltam a funcionar como no modelo presencial, no turno vespertino, inclusive com custo, com exceção dos casos previstos no Guia do Aluno e da Família.

Nossos sinceros agradecimentos:

  • Aos nossos alunos e alunas pela resiliência e perseverança;
  • Aos nossos (as) professores (as) pela coragem, dedicação e profissionalismo;
  • Às coordenadoras e orientador (as) pela capacidade incansável de se reinventar para garantir nosso Projeto Pedagógico, com afeto e criatividade;
  • Aos nossos colaboradores pela disponibilidade e pelo empenho para dar conta de tantas novas tarefas;
  • Às famílias pela confiança e estímulos.

Desejamos a todos  um Feliz Ano Novo e um merecido descanso, para voltarmos cheios de energia e com muita esperança, do verbo esperançar.

 

A Direção.

 

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