Comunicado Famílias CONESCO

Prezadas Famílias,

Conforme calendário divulgado anteriormente, dia 29/07 (sábado), das 8h às 12h acontecerá o 27º CONESCO –

Congresso dos Estudantes do Colégio Oficina.

Produzido pelos(as) alunos(as) dos Ensinos Fundamental e Médio, o CONESCO é um evento que envolve a participação de toda a Comunidade Oficina. Durante o primeiro semestre, os(as) professores(as) trabalham sistematicamente o Tema do Ano e seus subtemas, adotados de acordo com a faixa etária de cada segmento. A partir dos subtemas, são propostas as mesas de debate, cabendo aos(às) alunos(as) a divulgação do Congresso, bem como o convite aos palestrantes-profissionais de diversas áreas. Seguem-se a essa etapa: inscrições, instalações, ambientações, recepção de convidados(as), entrega de certificados e elaboração de textos-síntese. Cria-se, portanto, um espaço de debate para a discussão de questões da conjuntura regional, nacional e internacional, cumprindo-se o que foi indicado pela UNESCO, na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, centrado nas quatro aprendizagens: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver; aprender a ser.

Abaixo, vocês encontram informações importantes e a programação das atividades PRÉ CONESCO e CONESCO. Por favor, fiquem atentos(as) às datas e horários que os(as) alunos(as) deverão estar na Escola.

Os(as) alunos(as) estão sendo instruídos(as), em sala de aula, a como realizar essa tarefa. Ressaltamos que o CONESCO é um Projeto Pedagógico, que integra o processo de aprendizagem e avaliação, e a participação do(a) estudante no evento é obrigatória.

Para as atividades pré-CONESCO é indispensável o uso do fardamento completo (camisa oficial da escola, bermuda ou calça jeans / sapato fechado ou sandália tipo alpercata). No dia do CONESCO, 29/07 (sábado), apenas a camisa da farda deverá ser substituída pela camisa oficial do projeto, definida por cada turma. NÃO SERÁ PERMITIDO UTILIZAR O FARDAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PRÉ CONESCO:

Entre os dias 24 e 27/07/23, preparação do material da ambientação e instalação nos turnos matutino e vespertino.

• TURNO MATUTINO: Aula normal para todas as séries das 7h às 12h30
  • TURNO VESPERTINO: Alguns(as) alunos(as) serão indicados(as) pelos(as) professores(as) de Arte e realizarão a produção da instalação/ambientação – o(a) aluno(a) e sua família serão comunicados(as) de forma individual. – Essa atividade é acompanhada pelo(a) professor(a) de Arte.
  • DIA 28/07/23 (SEXTA-FEIRA)
TURNO MATUTINO:
  • Das 7h às 9h: Horário de aula normal
  • Das 9h às 12h30*: Atividade do CONESCO

*Nenhum(a) aluno(a) será liberado(a) antes do horário 12h30, mesmo que a justificativa seja a compra de material a ser utilizado na atividade.

TURNO VESPERTINO:
  • Das 13h às 16h: Somente o grupo de INSTALAÇÃO DAS ÁREAS COMUNS do 8º ano à 2ª série do Ens. Médio – o(a) aluno(a) e sua família serão comunicados(as) de forma individual. – Essa atividade é acompanhada pelo(a) professor(a) de Arte.
  • OS(AS) ALUNOS(AS) DA 3ª SÉRIE DO ENS. MÉDIO TERÃO AULA NORMAL NO TURNO MATUTINO E FARÃO A AMBIENTAÇÃO E INSTALAÇÃO DAS 13H ÀS 16H.
  • Obs: As salas do 6° ano à 2ª série do E.M. serão fechadas a partir das 12h30 e os(as) alunos(as) terão acesso APENAS às áreas comuns da escola.
  • DIA 29/07/23 (SÁBADO) – O EVENTO CONESCO

PROGRAMAÇÃO

• Das 7h às 8h: Horário reservado para as famílias visitarem as instalações e ambientações produzidas pelos(as) alunos(as). Pedimos a atenção de todos os visitantes para o cumprimento do horário estabelecido para a visita, pois, pontualmente às 8h, começaremos os trabalhos do CONESCO.
  • Das 8h às 8h30: Chegada de alunos/as e Recepção e Credenciamento de palestrantes
  • Das 8h30 às 10h: 1° momento das mesas-redondas (palestrantes/alunos/as e professores/as)
  • Das 10h às 10h30: Lanche (a cantina comercializará lanche)
  • Das 10h30 às 12h: 2° momento das mesas-redondas (palestrantes/alunos/as e professores/as)

As mesas-redondas estão programadas para terminarem às 12h, nesse horário, os(as) alunos(as) estarão liberados(as).

Certos do sucesso de mais um Projeto Pedagógico, agradecemos a parceria.

Coordenação Pedagógica