Informações sobre Oficina In Concert

Prezadas Famílias,

Oficina in Concert (OIC) é, cronologicamente, o último Projeto a ser executado a cada ano letivo. É uma prova pública, em forma de manifestação artística, do que foi o aprendizado acumulado através dos demais Projetos e no trabalho sistemático em sala de aula.

É também o grande espetáculo anual que reúne diversas linguagens artísticas dentre as quais teatro, dança e música. Todos os anos, mais de 1500 pessoas assistem a esse evento: famílias, professores(as), ex-alunos(as) e convidados(as).

Por mais de dez anos, nossos meninos e meninas se apresentaram no Teatro Castro Alves, palco de extrema importância na cena cultural do Estado e que nos acolheu com muito carinho e cuidado. Infelizmente, no começo de 2023, devido a um incêndio noticiado por todos os veículos de comunicação, o TCA precisou ser fechado e passará por reforma. Esse acontecimento abalou todo o cenário artístico da cidade, que não dispõe de equipamentos culturais do mesmo porte.

A partir dessa realidade, enfrentamos um novo desafio: encontrar uma nova casa para acolher o Projeto Oficina in Concert.

Muitas foram as discussões do corpo diretivo e pedagógico da escola, para definir critérios e encontrar um espaço que comportasse a integridade e essência pedagógica do Projeto, levando em consideração os pontos a seguir apresentados:

• A apresentação acontecer de forma integral da aula/espetáculo, sem separar, em diferentes momentos, o Ensino Fundamental e Médio, não perdendo a narrativa do Tema do Ano, garantindo assim uma história contada com começo, meio e fim (6º ano à 3ª série).
  • Dividir a apresentação acarretaria também em prejuízo de logística e financeiro para as famílias com mais de um(a) filho(a) na escola, já que teriam de comparecer em diferentes momentos, pagando mais de um ingresso
  • Garantir o custo do ingresso compatível com o reajuste previsto, se o evento ocorresse no TCA em 2023.
  • Escolher um espaço que comportasse, no mínimo, 1500 pessoas sentadas, mais os(as) alunos(as) que farão a apresentação e  com disponibilidade para sustentar estrutura mínima para acolher as necessidades do OIC (palco, luz, som, telão, etc.).

O OIC acontecerá na noite do dia 10/10 (3ª feira), no espaço Armazém Convention (Lauro de Freitas). Esse espaço conseguiu atender as demandas descritas anteriormente.

Para  minimizar,  as questões de deslocamento e nos adaptarmos à nova realidade, faremos mudanças necessárias no formato  original de funcionamento do OIC, sem prejuízo da qualidade da atividade, a exemplo do ensaio geral, que será realizado na quadra da escola a fim de evitar  mais um  deslocamento dos(as) alunos(as) até o Armazém Convention.

A data disponibilizada (10/10) nos permite uma organização prévia para montagem das oficinas de iluminação, maquiagem, figurino e cenário, roteiro e trilha sonora, além da realização dos ensaios que são organizados com o intuito de preservar o calendário letivo (aulas e avaliações).

Como sempre, envidamos todos os esforços para garantir que o OIC proporcione uma inesquecível experiência pedagógica aos nossos meninos e meninas, em que a criatividade, solidariedade, resiliência, capacidade de superar dificuldades, dedicação e entusiasmo tomem conta de toda comunidade Oficina e que a magia da arte encha o coração de todos(as) nós.

Afinal, mudamos a “geografia”, mas não mudaremos a “história”.

Outros informes serão enviados para mantê-los informados quanto à preparação para OIC.

Atenciosamente,

A direção