Menu
  • TEMA DO ANO | SUBTEMAS E RECORTES

Subtema 3ª série 2019

AS FRONTEIRAS DA VERDADE

O período atual tem se caracterizado por uma avalanche de informações provenientes dos mais variados pontos e todas elas requerendo para si um “estatuto de verdade”. Diferenciar o que é verdadeiro daquilo que não é não tem sido fácil para ninguém. As fronteiras estão embaralhadas de tal forma que milhões de pessoas podem reproduzir (com ou sem intenção) uma informação falsa, e torná-la para si – e para os outros – como se fosse verdadeira. Os exemplos estão em toda parte aqui no Brasil e no mundo.

Para complicar nossa situação a arquitetura da internet – em rede – permite que em um prazo muito curto de tempo uma informação (verdadeira, ou não) se dissemine para milhões de pessoas, criando certo consenso sobre aquilo que foi enunciado.

Não se trata de perspectivas diversas sobre fatos ou acontecimentos, ainda que muitas vezes se argumente dessa forma para sustentar uma <<não verdade>>, mas na construção de uma situação em que não se consegue estabelecer critérios de aceitação desse, ou daquele discurso como verdadeiro. Ciência, jornalismo (de investigação), universidade e centros de pesquisa são descredenciados como referentes, criando um lugar de relativismo dos enunciados, cuja extensão parece ser que o VERDADEIRO é aquilo que me convém ou favorece minhas crenças.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VEJA TAMBÉM