Ficha cadastralQR CODE

TECIDO PEDAGÓGICO

RITO DE PASSAGEM

  • Transição
  • Planejamento de recepção
  • Monitoramento e acompanhamento
  • Momento de integração
  • Avaliação diagnóstica das turmas
  • Necessidade dos grupos
  • Contato e trocas com as coordenações
  • Gincana

Processos revisionais

  • Intervenções Pedagógicas;
  • Ampliação das ações pedagógicas no trabalho das  disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Parceria com a Convivere e Mais (assessoria em educação)

Ministrada por Danila Zambianco, mestranda pelo Laboratório de Psicologia Genética da Fac. de Educação da UNICAMP, Especialista em “Gestão Escolar”, “Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral” e “Formação Docente para Ensino Superior”, Licenciada em Letras pela USP e em Pedagogia pela UFLA. Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral –Unesp/Unicamp) e pesquisadora das relações interpessoais na escola.

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Tradição + Tecnologia:

Ferramentas digitais e tecnológicas de suporte ao ensino, aprendizagens, gestão, comunicação e organização escolares. Em 2023, inclui formação em Segurança Digital, Projeto Lixo Digital, Construção de Manual de Arquitetura Digital, Capacitação de professores e equipe de apoio.

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Parceria com a Desenvolver: Psicologia e Educação

Sabemos da importância que a escolha profissional tem na vida dos jovens estudantes na atualidade. A escolha de uma profissão é delineada pela busca da realização pessoal, concomitante com as possibilidades atuais do mercado de trabalho e a realidade de cada um. Para uma escolha profissional consciente, é preciso pautar-se em um processo de reflexão e autoconhecimento, traçando metas e vetorizando o olhar nessa direção. Em parceria com a Desenvolver – Psicologia e Educação (Coordenação psi. Dr. Alessandro Marimpietri) o Colégio Oficina apoia o projeto de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Este trabalho é desenvolvido em grupo, durante seis encontros, através da mediação da equipe interdisciplinar da Desenvolver. Ao final do processo, a equipe organiza uma devolutiva individual para o (a) estudante e a família, fundamentando as escolhas e os caminhos profissionais pensados pelos (as) alunos (as), por meio da análise quantitativa e qualitativa dos dados colhidos.

Rotina Presencial

Matriz Curricular 6º ano

  • Língua Portuguesa
  • Produção Textual
  • Arte
  • Inglês
  • Espanhol
  • LNT (Linguagens e Novas Tecnologias) - "Busca no potencial pedagógico dos jogos eletrônicos, aliar possibilidades narrativas com computação gráfica (ilustração digital ) à linguagem de programação ".
  • Cultura Corporal (Prática e Teoria)
  • Convivência Ética
  • Música
  • Leituras (Ampliação de repertório + Abordagem de todos os tipos de textos)
  • Matemática
  • Ciências
  • Iniciação Científica (laboratório)
  • História
  • Geografia
  • Formado por nossas orientadoras que são psicólogas e psicopedagogas

  •  Horário semanal em sala de aula para realização de intervenções

Matriz Curricular 7º ano

  • Língua Portuguesa
  • Produção Textual
  • Arte
  • Inglês
  • Espanhol
  • LNT (Linguagens e Novas Tecnologias) - "Busca no potencial pedagógico dos jogos eletrônicos, aliar possibilidades narrativas com computação gráfica (ilustração digital ) à linguagem de programação ".
  • Cultura Corporal (Prática e Teoria)
  • Convivência Ética
  • Leituras (Ampliação de repertório + Abordagem de todos os tipos de textos)
  • Matemática
  • Ciências
  • Iniciação Científica (laboratório)
  • História
  • Geografia
  • Formado por nossas orientadoras que são psicólogas e psicopedagogas

  •  Horário semanal em sala de aula para realização de intervenções

Matriz Curricular 7º ano

Língua estrangeira Inglês

Língua estrangeira Espanhol

Sistema de Avaliação Ensino Fundamental

Prática noLaboratório de Ciências

L.N.T.
Linguagens e Novas Tecnologias

OrientadorEm Sala

Plataformas de Comunicação

Oficina afora…

Cursos complementaresCultura e Esporte

ASHOKA

Tema do ano

  • 1997 – A TERRA SERÁ O QUE SÃO SEUS HOMENS;
  • 1998 – O MUNDO NÃO DEVE TER FRONTEIRAS MAS HORIZONTES;
  • 1999  TAREFA: CONFIAR,À GENTE EXAUSTA O PLANO DE UM NOVO MUNDO MAIS HUMANO;
  • 2000 – QUEM SABE, FAZ A HISTÓRIA, NÃO ESPERA ACONTECER;
  • 2001 – POR UM CONSENSO MÍNIMO ENTRE OS HOMENS;
  • 2002 – BAHIA, BAHIA, QUE LUGAR É ESSE?;
  • 2003 – SOY LOCO POR TI AMÉRICA;
  • 2004 – VIVA O POVO BRASILEIRO;
  • 2005 – TERRA, AR, FOGO, ÁGUA: A CELEBRAÇÃO DA VIDA;
  • 2006 –REVOLUÇÕES;
  • 2007 – JUVENTUDE;
  • 2008 – ÁFRICA: “Em que espelho ficou perdida a minha face”. Cecília Meireles;
  • 2009 – UTOPIAS: “Somos realistas, queremos o impossível”;
  • 2010 – GRANDE SERTÃO: VEREDAS;
  • 2011 – MÚSICA: Diversidade e Identidade;
  • 2012 – CINEMA;
  • 2013 – UM MERGULHO NAS ARTES VISUAIS;
  • 2014 – SÉCULO XXI: TEMPO DE MUTAÇÕES;
  • 2015 – CULTURA POPULAR;
  • 2016 – PALAVRA TEM PODERES
  • 2017 – VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
  • 2018 – BRASIL: QUANDO VI VOCÊ ME APAIXONEI
  • 2019 –REPENSAR O MUNDO REDESENHANDO FRONTEIRAS
  • 2020/2021 –TERRA E CIDADANIA
  • 2022- BRASIL DIASPÓRICO E UMA AMÉRICA ENTRE NÓS
  • 2023- COMUNICAÇÃO – INTERLIGANDO_MUNDOS
  • 2024- O TEMPO ANDOU MEXENDO COM A GENTE, SIM!
  • 2025- JUVENTUDES

Tema do ano

Todos os anos, o Colégio Oficina elege um tema para nortear um conjunto de atividades que compõem, junto aos componentes, o currículo de formação de seus estudantes. Essas atividades têm por finalidade criar um ambiente de reflexão sobre aspectos relevantes do mundo contemporâneo e incentivá-los a participar ativamente de sua construção.
Diversos foram os temas trabalhados ao longo desses mais de trinta anos de projetos passeando por temas da política, das ciências e das artes. Em 2025, nossa proposta será investigar fatos e aspectos que marcam as juventudes. (…)
Adotar essa perspectiva implica reconhecer a pluralidade de possibilidades de investigação e a complexidade proposta pelo tema. O desafio de enfrenta-lo é imenso, seja pela complexidade de referências que compõem a/s esse vasto período histórico, seja pela armadilha – sempre presente – de trata-lo/s como construções exótica/s e/ou “menores” que as ligadas aos setores hegemônicos da sociedade.
Para levarmos esse desafio adiante, dividimos, inicialmente, temas a serem tratados em cada uma das séries e propusemos algumas abordagens a serem desenvolvidas por cada uma das turmas sobre o tema da série.
Assim, cada série do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio foi contemplada com um grande tema e com o desafio de estabelecer relações entre os aspectos estudados e a produção dos fatos históricos e dos aspectos sugeridos, através do diálogo com o movimento geral da sociedade brasileira e do mundo contemporâneo.

Os Projetos e suasHabilidades

Ricardo Amorim

NossosProjetos

NossosProjetos

NossosProjetos

NossosProjetos

NossosProjetos

Produzido pelos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio,  é um evento que mobiliza todo o Colégio. Diversas mesas  de debates são promovidas. Os alunos convidam e são  convidados a aprofundar os temas discutidos em sala de  aula, criando um espaço de debate político para a  discussão de questões da conjuntura regional, nacional e  internacional, sendo envolvidos na construção de uma  cidadania plena e ativa.

NossosProjetos

O projeto busca desenvolver atividades relativas à  conscientização dos alunos e da comunidade escolar, com  a criação do Grupo Ambiental e Cidadão do Colégio Oficina  (GACCO), através de ações que objetivam estimular o agir  local como um passo para o agir global cotidianamente.

NossosProjetos

NossosProjetos

Oficina in Concert é cronologicamente o último Projeto a ser executado em cada ano pois ele é uma prova pública uma manifestação artística do aprendizado acumulado ao longo dos outros Projetos.