Processos revisionais
Ministrada por Danila Zambianco, mestranda pelo Laboratório de Psicologia Genética da Fac. de Educação da UNICAMP, Especialista em “Gestão Escolar”, “Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral” e “Formação Docente para Ensino Superior”, Licenciada em Letras pela USP e em Pedagogia pela UFLA. Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral –Unesp/Unicamp) e pesquisadora das relações interpessoais na escola.
Ferramentas digitais e tecnológicas de suporte ao ensino, aprendizagens, gestão, comunicação e organização escolares. Em 2023, inclui formação em Segurança Digital, Projeto Lixo Digital, Construção de Manual de Arquitetura Digital, Capacitação de professores e equipe de apoio.
Sabemos da importância que a escolha profissional tem na vida dos jovens estudantes na atualidade. A escolha de uma profissão é delineada pela busca da realização pessoal, concomitante com as possibilidades atuais do mercado de trabalho e a realidade de cada um. Para uma escolha profissional consciente, é preciso pautar-se em um processo de reflexão e autoconhecimento, traçando metas e vetorizando o olhar nessa direção. Em parceria com a Desenvolver – Psicologia e Educação (Coordenação psi. Dr. Alessandro Marimpietri) o Colégio Oficina apoia o projeto de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Este trabalho é desenvolvido em grupo, durante seis encontros, através da mediação da equipe interdisciplinar da Desenvolver. Ao final do processo, a equipe organiza uma devolutiva individual para o (a) estudante e a família, fundamentando as escolhas e os caminhos profissionais pensados pelos (as) alunos (as), por meio da análise quantitativa e qualitativa dos dados colhidos.
Formado por nossas orientadoras que são psicólogas e psicopedagogas
Horário semanal em sala de aula para realização de intervenções
Formado por nossas orientadoras que são psicólogas e psicopedagogas
Horário semanal em sala de aula para realização de intervenções
Todos os anos, o Colégio Oficina elege um tema para nortear um conjunto de atividades que compõem, junto aos componentes, o currículo de formação de seus estudantes. Essas atividades têm por finalidade criar um ambiente de reflexão sobre aspectos relevantes do mundo contemporâneo e incentivá-los a participar ativamente de sua construção.
Diversos foram os temas trabalhados ao longo desses mais de trinta anos de projetos passeando por temas da política, das ciências e das artes. Em 2025, nossa proposta será investigar fatos e aspectos que marcam as juventudes. (…)
Adotar essa perspectiva implica reconhecer a pluralidade de possibilidades de investigação e a complexidade proposta pelo tema. O desafio de enfrenta-lo é imenso, seja pela complexidade de referências que compõem a/s esse vasto período histórico, seja pela armadilha – sempre presente – de trata-lo/s como construções exótica/s e/ou “menores” que as ligadas aos setores hegemônicos da sociedade.
Para levarmos esse desafio adiante, dividimos, inicialmente, temas a serem tratados em cada uma das séries e propusemos algumas abordagens a serem desenvolvidas por cada uma das turmas sobre o tema da série.
Assim, cada série do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio foi contemplada com um grande tema e com o desafio de estabelecer relações entre os aspectos estudados e a produção dos fatos históricos e dos aspectos sugeridos, através do diálogo com o movimento geral da sociedade brasileira e do mundo contemporâneo.
Produzido pelos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, é um evento que mobiliza todo o Colégio. Diversas mesas de debates são promovidas. Os alunos convidam e são convidados a aprofundar os temas discutidos em sala de aula, criando um espaço de debate político para a discussão de questões da conjuntura regional, nacional e internacional, sendo envolvidos na construção de uma cidadania plena e ativa.