Subtema 6º ano 2024

O LOCAL, ASPECTOS CULTURAIS E INFRA-ESTRUTURA : Investigar o surgimento do bairro da Pituba estabelecendo uma comparação entre o antigo e o contemporâneo, a partir dos recortes propostos para cada turma, procurando conhecer a história da fundação, aspectos geográficos, históricos e humanos. Analisar essas permanências como formas de resistência e estratégia de inserção do bairro na configuração da cidade atualizada e globalizada.R.

6ªA – Mobiliário e objetos afetivos

O ano é 1989. Nosso objetivo é contar histórias, porque essa foi a maneira encontrada pelos homens para entender e dar sentido aos mistérios da vida. Vamos descobrir o bairro da Pituba através dos mobiliários e objetos afetivos, estimulando pesquisas sobre o contexto no período de fundação da escola. Trazer os “contadores de histórias” que trouxerem com eles marcas, risos, encantamentos, valores, moralidade, luta, princípios, fé, esperança, amor, magia… reconhecendo milhares de narrativas em forma de contos de épocas incontáveis. Uma história que aprenderemos a conhecer assim: ouvindo histórias. Como são tantas, melhor começar do começo. Ou pela primeira história. Ou pela história do princípio. Que tal as que narram a criação do bairro? Sabem como surgiu? Foi de conto em conto que se criou a Criação.

6ªB – Fotografias e registros etnográficos

As peculiaridades culturais, aspectos da cotidianidade, visões de mundo e jeito de ser de moradores da Pituba que pode ser percebida e analisada sob olhares diversos através de fotografias. Objetiva-se analisar, através do olhar fotográfico, as vestimentas, comportamentos e alimentação que estão expressas nesses registros, estabelecendo um quadro comparativo com a atualidade, além da percepção da presença ou ausência de elementos da afro-baianidade e aspectos identitários do povo soteropolitano dessa região. Qual a melhor foto para definir a Pituba de 1989 nesses aspectos?

6ªC – Arquitetura e olhar local

Os lugares e contextos paisagísticos se destacam a partir de espaços culturais e de edificações simbólicas, de elevada visibilidade, como igrejas, centros religiosos e outros espaços de prática de fé.  Caberá a essa turma, através do mapeamento de centros religiosos traçar o cenário da Pituba e também a fé que explodia nesse referido ano, além dos comportamentos atrelados a esses aspectos. E na atualidade? Como estão esses espaços religiosos e a fé?

6ªD – Intervenções urbanas e envernizada social

A intervenção urbana é uma forma de manifestação artística em locais públicos como praças, ruas, escadas e parques. Elas são criadas no intuito de chamar a atenção dos cidadãos da cidade para problemas urbanos ou simplesmente para tornar o espaço mais leve e colorido, além do adensamento construtivo e populacional local, contribuindo para uma melhor racionalidade de infraestrutura urbana existente.