ÁREA RESTRITA FAMÍLIAS

Tema do ano

Todos os anos, o Colégio Oficina elege um tema para nortear um conjunto de atividades que compõem, junto aos componentes, o currículo de formação de seus estudantes. Essas atividades têm por finalidade criar um ambiente de reflexão sobre aspectos relevantes do mundo contemporâneo e incentivá-los a participar ativamente de sua construção.

Diversos foram os temas trabalhados ao longo desses mais de trinta anos de projetos passeando por temas da política, das ciências e das artes. Em 2024, nossa proposta será investigar fatos e aspectos que marcaram o ano de fundação do Colégio Oficina que, em 2024, completa 35 anos. Esse percurso histórico-investigativo começará pelo bairro da Pituba, compreendendo os “Conjunto dos modos de ser, viver, pensar e falar que se traduz por um sistema de crenças, representações simbólicas, valores, visões de mundo, procedimentos socioeconômicos constituídos pelo estrato social marginal, periférico, não hegemônico e pobre da sociedade”. (Nóbrega).[1] Adotar essa perspectiva implica reconhecer a pluralidade de possibilidades de investigação e a complexidade proposta pelo tema.

O desafio de enfrentá-lo é imenso, seja pela complexidade de referências que compõem a(s) esse vasto período histórico, seja pela armadilha – sempre presente – de tratá-lo(s) como construções exótica(s) e-ou “menores” que as ligadas aos setores hegemônicos da sociedade.

Para levarmos esse desafio adiante, dividimos, inicialmente, temas a serem tratados em cada uma das séries e propusemos algumas abordagens a serem desenvolvidas por cada uma das turmas sobre o tema da série.

Assim, cada série do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio foi contemplada com um grande tema e com o desafio de estabelecer relações entre os aspectos estudados e a produção dos fatos históricos e dos aspectos sugeridos, através do diálogo com o movimento geral da sociedade brasileira e do mundo contemporâneo.

[1] Antônio Nobrega em palestra proferida em Santa Catarina.

FUNDAMENTAL II

6º ANO: O LOCAL, ASPECTOS CULTURAIS E INFRA-ESTRUTURA: Investigar o surgimento do bairro da Pituba estabelecendo uma comparação entre o antigo e o contemporâneo, a partir dos recortes propostos para cada turma, procurando conhecer a história da fundação, aspectos geográficos, históricos e humanos. Analisar essas permanências como formas de resistência e estratégia de inserção do bairro na configuração da cidade atualizada e globalizada.

7º ANO: VIDAS EM TRÂNSITO – Lugar de (des)Encontros: investigar a temática dos deslocamentos de trabalhadores e trabalhadoras na cidade de Salvador, a partir dos processos de subjetivação e experiência destes sujeitos. As jornadas urbanas, visando captar em seus percursos e narrativas a experiência formativa – e, em muitos casos (de)formativa – de seus deslocamentos pela cidade. Pesquisar sobre essa experiência em diversas dimensões: a relação com os tempos urbanos; os encontros e desencontros com os estranhos; a educação dos corpos e sentidos na cidade; os dispositivos pedagógicos presentes no provimento e nos suportes letrados do transporte coletivo: um olhar interdisciplinar a partir de seus habitantes e uma noção ampliada do direito de “ir e vir”. Investigar sobre o processo de mobilidade ativa, a partir do ano de 1989 com a intencionalidade de contribuir para a melhoria da mobilidade ativa e fluxos urbanos locais.

8º ANO: IDENTIDADE CULTURAL E SUSTENTABILIDADE EM SALVADOR – Lazer como prática de liberdade e o seu aspecto constitucional, suas categorias e a própria definição: Investigar as práticas de lazer na cidade no ano de 1989 como reorganização da sociedade, através da construção de uma nova intervenção do lazer em grupos sociais, além de refletir a estratégia de lazer junto aos grupos sociais e populares, traçando uma linha histórica até a atualidade.

9º ANO: AS MISTURAS DA CULTURA: FORMAS HÍBRIDAS DE PRODUÇÃO CULTURAL POPULAR NAS CIDADES: Recusando a concepção de um conteúdo puro para as manifestações populares e afirmando os crescentes conteúdos de miscigenação entre os particulares e o global, pretende-se investigar as aproximações e diferentes concepções trazidas pela Arte de Luiz Gonzaga e Raul Seixas que refletiram e refletem nessa hibridização social brasileira contemporânea. O que a arte desses dois ícones, falecidos em 1989, nos mostra sobre a realidade brasileira?

ENSINO MÉDIO:

1ª SÉRIE: DEMOCRACIA EM JOGO A PARTIR DAS TRAMAS ENTRE ESQUERDA E DIREITA E UNS MUROS QUE NOS ATRAVESSAM: Investigar as transformações políticas, econômicas e sociais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos. A questão humanitária e a “imagem” de muros que nos separaram e separam, inclusive os invisíveis. A tentativa de compreender os trânsitos, convergências e contradições. O sincretismo cultural e o duplo pertencimento que combinam democracia e ditadura são objetos de estudo de nossa complexa relação com o imanente para a compreensão do mundo e dos conflitos contemporâneos.

2ª SÉRIE: TEATRO OFICINA: Investigar como os espetáculos “O Rei da Vela” (1967 – 2017) e “Roda Viva” (1968 – 2019), produzidos pelo Teatro Oficina em dois momentos distintos, impactaram a cultura, a política e a educação no Brasil neste recorte temporal. Tendo em vista, nesse hiato de tempo, o advento da criação do Colégio Oficina impulsionado pela força artística do Teatro Oficina.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/criado-por-ze-celso-entenda-o-que-e-o-teatro-oficina-o-melhor-do-mundo/

“É QUE O TEMPO ANDOU MEXENDO COM A GENTE …”

Ver subtemas no link abaixo: