ENSINO MÉDIO: ENCONTROS E ENCRUZAS
3ª série – JOVENS TRANSFORMADORES – A lógica da biointeração e da confluência
“Somos seres inconclusos e estamos a atravessar a existência com tudo que aqui faz morada.”
“A lógica da biointeração tem como princípios extrair, utilizar e reeditar, que se realizam em uma relação comunitária, coletiva, em que a capacidade de cultivar, coletar e compartilhar são inerentes.”
Por essa razão a importância de falar sobre si e reconhecer a si próprio. Nós, os jovens daqui. O que a ancestralidade nos mostra sobre nós. Um recorte sobre as juventudes soteropolitana e do Oficina. Onde começa uma escola? Como nascem? O que pode uma escola? E eu? E nós? Desejos, anseios, expectativas, articulações, medos, propostas. Retomar projetos antigos e o perfil histórico das juventudes que passaram pela instituição. Um recorte para a atualidade e um olhar para o futuro.
Bibliografia:
Programa de prevenção à violência nas escolas – Ser jovem hoje, no Brasil: desafios e possibilidades. Mary Garcia Castro e Miriam Abramovay – FLACSO Brasil.
Composto Escola: comunidades de sabenças vivas – Antônio Bispo dos Santos. Coletivo Intercultural Quilombo Indígena Tiririca dos Crioulos. Élbio de Brito Silva. Givânia Maria da Silva. Glicéria Tupinambá. Joelson Ferreira.
https://www.ashoka.org/pt-br/hora-de-transformar
Vence-damanda – educação e descolonização – Luiz Rufino – Mórula Editorial https://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.uesc.br/icer/resenhas/licoes_americanas.pdf