ÁREA RESTRITA FAMÍLIAS

Histórico

No ano 2000, foi elaborada primeira versão do Projeto Político Pedagógico do Oficina com a efetiva participação de todos os atores da Instituição, ancorado nos pressupostos das teorias modernas da educação, além das diretrizes preconizadas na legislação em vigor e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS – para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A prática cotidiana em salas de aula dos Ensinos Fundamental e Médio já indicou que a escola deixou de ser apenas  um lugar de aquisição do conhecimento clássico, mas também do exercício da multidisciplinaridade e contextualização do conhecimento, da fomentação da convivência ética  eixos fundamentais  do Projeto Pedagógico.

Para a consecução destes pressupostos, ações foram planejadas e executadas pelos professores(as), supervisores(as), coordenadores(as), orientadores(as) e alunos(as) que, juntos, elaboraram PROJETOS, para trabalharem anualmente com temas transversais, buscando dar unidade às diferentes áreas de produção de conhecimento da Escola.

O Colégio Oficina já aplica a metodologia de projeto desde 1997, trabalhando com eixos temáticos atuais, de suma relevância para a formação do cidadão – Confira o histórico dos temas do ano na aba abaixo.

O Projeto Político Pedagógico é revisado periodicamente, operacionalizado através de diferentes estratégias didáticas, centradas nos métodos ativos, globalizadores, em que  o(a) aluno(a) é o foco das atenções e o que mais importa para os(as)  professores(as) é o processo de construção – a aprendizagem. Nessa perspectiva são desenvolvidos, no bojo do Projeto Político Pedagógico, projetos temáticos interdisciplinares, durante todo ano letivo, que dão sustentabilidade à proposta pedagógica, operacionalizados em forma de projetos de pesquisa, de aprendizagens e de empreendimentos.