ÁREA RESTRITA FAMÍLIAS

Fundamentação Teórica

  • Forma e conteúdo: a ideia de que a pedagogia histórico-crítica dá demasiada ênfase aos conteúdos, colocando em segundo plano as formas, os processos e os métodos pedagógicos, é falsa. Diferentemente do cientista, que vê o saber como um fim, o (a) professo(a)r vê o saber como um meio para o crescimento do(a)  aluno(a) e as formas, os métodos, os processos só têm sentido se possibilitam seu acesso ao conhecimento. Isto significa dizer que o método é essencial na condução do(a)  aluno(a) ao saber elaborado e sistematizado que a escola deve transmitir.
  • Socialização versus produção do saber:  a pedagogia histórico-crítica defende a socialização do saber elaborado. Segundo Saviani: “o saber produzido socialmente é uma força produtiva, é um meio de produção”.
  • No tocante à produção do saber, é preciso distingui-la da elaboração do saber. A primeira tem um caráter social e se dá no interior das relações sociais, enquanto a segunda implica expressar de forma elaborada o saber que surge da prática social.
  • Saber versus consciência: Não é possível ter acesso ao saber de forma inconsciente, como, também, é possível desenvolver a consciência à margem do saber.
  • Saber acabado versus saber em processo:  para a pedagogia histórico-crítica, a produção do saber é histórica, portanto não é obra de cada geração independente das demais. O problema da pedagogia é justamente permitir que as novas gerações se apropriem, sem necessidade de refazer o processo, do patrimônio da humanidade, isto é, daqueles elementos que a humanidade já produziu e elaborou.
  • Saber erudito versus saber popular ou ponto de partida versus ponto de chegada: nem o saber erudito é puramente dominante, nem a cultura popular é puramente popular. A cultura popular incorpora elementos da ideologia da cultura dominante que, ao se converterem senso comum, penetram nas massas.(…) A cultura popular, do ponto de vista da escola, é da maior importância enquanto ponto de partida. Não é, porém, a cultura popular que vai definir o ponto de chegada do trabalho pedagógico nas escolas. Se as escolas se limitarem a reiterar a cultura popular, qual será sua função?
    Dentro da pedagogia histórico-crítica, a competência técnica, ou seja, o saber fazer do(a) professor(a) e o seu compromisso político assumem papel de destaque. A competência técnica não subordina o compromisso político- cidadão nem o precede.

Se da pedagogia histórico-crítica foram retiradas às bases políticas e filosóficas desta proposta, do construtivismo e de suas várias leituras, buscaram-se os fundamentos para a concepção de conhecimento, para o conceito de aprendizagem, de avaliação e a noção de interdisciplinaridade, como elementos de apoio para as relações pedagógicas que se desenrolam na sala de aula.
A opção por essa base epistemológica significa uma tendência a fugir cada vez mais do paradigma da pedagogia tradicional, baseada no empirismo e nas suas práticas.

  • Como movimento pedagógico, tem um caráter social e político e se traduz por uma pedagogia para o desenvolvimento sustentável. Dentro dessa perspectiva, a ecopedagogia nasceu no seio da sociedade civil e decorre de sua aceitação de uma parcela da responsabilidade diante da degradação do meio ambiente e de sua percepção de que é preciso uma ação efetiva para combatê-la.
  • Enquanto abordagem curricular, a ecopedagogia propõe que os currículos incorporem certos princípios por ela defendidos, no sentido de que eles sejam orientados não só para conteúdos significativos para o aluno, mas também, para a saúde do planeta; não se concentre na memorização dos conteúdos clássicos, mas reconheça nas formas de relações, nas vivências, nas concepções filosóficas e éticas, também, conteúdos.
  • A opção por inserir a ecopedagogia como embasamento teórico e prático da proposta curricular do Colégio Oficina, à primeira vista, pode parecer apenas o acolhimento de uma tendência contemporânea da educação para as próximas décadas, entretanto, se constitui em uma posição político-ideológica, que percebe a questão ambiental como o problema de maior alcance global e que o seu equacionamento poderá significar o exercício de uma solidariedade global.

Objetivos do Projeto Político Pedagógico

  • Assegurar aos alunos uma educação básica de qualidade, através do diálogo, da troca informações e saberes e na construção de conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade.    
  • Garantir a formação geral do aluno, através de ações teóricas e práticas, transdisciplinares, democráticas e inclusivas, visando à continuidade de estudos e/ ou ingresso em Instituições de Ensino Superior.
  • Promover a convivência harmônica entre alunos e pessoas com necessidades especiais, considerando às diversidades (de cultura, de raça, de religião, de gênero) num ambiente de paz e de respeito pelas diferenças e preferências.
  • Adotar metodologias de ensino diversificadas e ativas que estimulem o exercício do raciocínio, a experimentação, a resolução de problemas, tendo em vista a formação do cidadão crítico, criativo e agente de transformação.
  • Valorizar a cultura afro-brasileira, as diferentes linguagens e manifestações populares e artísticas, visando à articulação entre a teoria e a prática e ao desenvolvimento de competências significativas e duradouras.
  • Disponibilizar aos alunos(as) novos espaços e projetos de aprendizagens que promovem autoestima, a convivência harmônica com as diversidades (de cultura, de gênero…), tendo em vista a melhoria do atendimento e o exercício da cidadania planetária.
  • Implantar projetos interdisciplinares/ ações de intervenção na realidade social, a partir de parcerias com ONG, em projetos de solidariedade e conscientização política.
  • Realizar eventos/ cursos de atualização profissional para funcionários(as)/ professores(as), visando ao aprimoramento de suas práticas de trabalho.
  • Promover campanhas de marketing, novas estratégias financeiras e de ensino, visando à ampliação dos serviços e da matrícula de alunos.
  • Monitorar, através de instrumentos, entrevistas e registro de observações, o impacto, resultados das ações gerenciais e curriculares, tendo em vista a retroalimentação do planejamento/ execução e a avaliação do Projeto Político Pedagógico.

Valores

Para consecução desses objetivos, concebidos à base do exercício da cidadania, pretende-se reforçar atividades, atitudes de construção de valores como: saúde/ higiene pessoal, social e planetária, justiça e equidade, solidariedade, cooperação, respeito mútuo e respeito aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável.

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