8º ANO: Desafio: Realidade Brasil das juventudes / de juventudes
A FUGA SÓ ACONTECE PORQUE É IMPOSSÍVEL
Jota Mombaça em letras garrafais em rua do Estado de São Paulo
8º ano A – A LEVEZA
Dilemas da juventude – inquietações, medos, anseios – Mapeados pelos jovens – apropriação, identidade. O que não funciona? Questão de Liberdade? Mas, o que é ser livre? É Possível Prevenir Sem Reprimir? Para que serve a Escola? Calvino ressalta que para vivenciar a leveza é necessário conhecer a experiência do peso, saber o seu valor.
8º ano B – A RAPIDEZ
A Rapidez,(…), questiona a duração, a conveniência em poupar o leitor de detalhes determinados em favor do ritmo, da lógica na narrativa. Calvino vê a rapidez como o nó de uma rede de correlações invisíveis (p. 47), a ferramenta essencial para a continuidade da narrativa, fazendo com que o leitor transite num campo de forças que envolve um liame verbal (que pode ser uma palavra que dê idéia de continuidade) e um liame narrativo (elemento que sustenta a narrativa numa relação lógica de causa e efeito. Falar sobre a noção de TEMPO, utilidade das coisas, dos fatos e a perenidade que impactam na vida de diversos adolescentes do país.
8º ano C – A VISIBILIDADE
A Visibilidade está relacionada à processos imaginativos, à qualidade de expressar imagens, uma vez que, para Calvino, a imagem antecede o texto no processo criativo devido ao seu caráter polissêmico. Cabe ao escritor ordenar tais significados de modo a deixar translúcida a sua intenção e as possibilidades diversas de leituras que o texto carrega consigo. Trata-se de lançar um olhar sobre a relação entre a análise direta do mundo, o universo ilusório e o mundo simbólico transmitido pela cultura e o curso abstração – condensação – interiorização de uma experiência sensível. Sendo assim, como os jovens pensam em construir outra realidade? (propostas de projetos que estimulam a autonomia, a garra, a vontade de mudar …)