Ficha cadastral QR CODE

TECIDO PEDAGÓGICO

RITO DE PASSAGEM

  • Transição
  • Planejamento de recepção
  • Monitoramento e acompanhamento
  • Momento de integração
  • Avaliação diagnóstica das turmas
  • Necessidade dos grupos
  • Contato e trocas com as coordenações

Processos revisionais

  • Intervenções Pedagógicas;
  • Ampliação das ações pedagógicas no trabalho das  disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Parceria com a Convivere e Mais (assessoria em educação)

Ministrada por Danila Zambianco, mestranda pelo Laboratório de Psicologia Genética da Fac. de Educação da UNICAMP, Especialista em “Gestão Escolar”, “Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral” e “Formação Docente para Ensino Superior”, Licenciada em Letras pela USP e em Pedagogia pela UFLA. Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral –Unesp/Unicamp) e pesquisadora das relações interpessoais na escola.

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Tradição + Tecnologia:

Ferramentas digitais e tecnológicas de suporte ao ensino, aprendizagens, gestão, comunicação e organização escolares. Em 2023, inclui formação em Segurança Digital, Projeto Lixo Digital, Construção de Manual de Arquitetura Digital, Capacitação de professores e equipe de apoio.

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Parceria com a Desenvolver: Psicologia e Educação

Sabemos da importância que a escolha profissional tem na vida dos jovens estudantes na atualidade. A escolha de uma profissão é delineada pela busca da realização pessoal, concomitante com as possibilidades atuais do mercado de trabalho e a realidade de cada um. Para uma escolha profissional consciente, é preciso pautar-se em um processo de reflexão e autoconhecimento, traçando metas e vetorizando o olhar nessa direção. Em parceria com a Desenvolver – Psicologia e Educação (Coordenação psi. Dr. Alessandro Marimpietri) o Colégio Oficina apoia o projeto de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Este trabalho é desenvolvido em grupo, durante seis encontros, através da mediação da equipe interdisciplinar da Desenvolver. Ao final do processo, a equipe organiza uma devolutiva individual para o (a) estudante e a família, fundamentando as escolhas e os caminhos profissionais pensados pelos (as) alunos (as), por meio da análise quantitativa e qualitativa dos dados colhidos.

Rotina Presencial

1ª e 2ª series – Projeto de Redação

Proposta: Laboratório de Prática de Produção Textual

O objetivo do projeto é produzir textos dissertativo-argumentativos de maneira mediada semanalmente no contraturno das aulas regulares.

Com a utilização do Sistema Ari de Sá, observa-se a necessidade de incorporar novas práticas de estudo e de produção textual. Assim, as aulas matutinas dedicam-se ao estudo dos gêneros textuais, da interpretação de textos e da teoria da produção de texto. O período da tarde surge como uma oportunidade de colocar em prática aprendizagens importantes para a escrita no ensino médio, como o domínio da variedade padrão da Língua Portuguesa, bem como a utilização de mecanismos linguísticos de encadeamento textual, o entendimento de propostas de redação, a ampliação e a utilização de repertório sociocultural atendendo ao modelo exigido pelos mais diversos processos seletivos do país.

Matriz Curricular ENSINO MÉDIO

  • Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Produção Textual
  • Inglês
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Formado por nossas orientadoras que são psicólogas e psicopedagogas

  •  Horário semanal em sala de aula para realização de intervenções

3ª serie – Projeto de Redação

PROJETO “COM TEXTO”

O “Com Texto” é um projeto do Colégio Oficina que consiste na elaboração de uma redação por semana do tipo dissertativo-argumentativo com temas dos mais variados eixos temáticos: educação, saúde, meio-ambiente, tecnologia, economia, infância.

O projeto visa a desenvolver nossos/as estudantes a capacidade técnica de elaboração de textos, bem como o controle do tempo de escrita, assim como a aplicação de repertórios das diversas áreas do conhecimento: humanas, natureza, matemática e linguagens.

Sistema de Avaliação Ensino Médio

Materiais SAS

Nossos Projetos

Iniciação Científica

Oficina Resultados Entre os primeiros colocados do ENEM em Salvador

Plataforma de Comunicação

Nossos Espaços

Oficina afora…

Cursos complementares Cultura e Esporte

Tema do ano

  • 1997 – A TERRA SERÁ O QUE SÃO SEUS HOMENS;
  • 1998 – O MUNDO NÃO DEVE TER FRONTEIRAS MAS HORIZONTES;
  • 1999  TAREFA: CONFIAR,À GENTE EXAUSTA O PLANO DE UM NOVO MUNDO MAIS HUMANO;
  • 2000 – QUEM SABE, FAZ A HISTÓRIA, NÃO ESPERA ACONTECER;
  • 2001 – POR UM CONSENSO MÍNIMO ENTRE OS HOMENS;
  • 2002 – BAHIA, BAHIA, QUE LUGAR É ESSE?;
  • 2003 – SOY LOCO POR TI AMÉRICA;
  • 2004 – VIVA O POVO BRASILEIRO;
  • 2005 – TERRA, AR, FOGO, ÁGUA: A CELEBRAÇÃO DA VIDA;
  • 2006 –REVOLUÇÕES;
  • 2007 – JUVENTUDE;
  • 2008 – ÁFRICA: “Em que espelho ficou perdida a minha face”. Cecília Meireles;
  • 2009 – UTOPIAS: “Somos realistas, queremos o impossível”;
  • 2010 – GRANDE SERTÃO: VEREDAS;
  • 2011 – MÚSICA: Diversidade e Identidade;
  • 2012 – CINEMA;
  • 2013 – UM MERGULHO NAS ARTES VISUAIS;
  • 2014 – SÉCULO XXI: TEMPO DE MUTAÇÕES;
  • 2015 – CULTURA POPULAR;
  • 2016 – PALAVRA TEM PODERES
  • 2017 – VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
  • 2018 – BRASIL: QUANDO VI VOCÊ ME APAIXONEI
  • 2019 –REPENSAR O MUNDO REDESENHANDO FRONTEIRAS
  • 2020/2021 –TERRA E CIDADANIA
  • 2022- BRASIL DIASPÓRICO E UMA AMÉRICA ENTRE NÓS

Tema do ano

Do códice ao ebook ( observar a delimitação)– Quantas páginas temos por escrever? Áudiolivro – carece estabelecer a conexão / vivências cotidianas nesse tempo.

Desde a criação da imprensa, em 1430 por Gutemberg, a possibilidade de registro de informação e conhecimento e a comunicação entre os seres humanos aumentou muito. O Renascimento europeu não seria o mesmo sem a possibilidade de se produzir livros em larga escala, fazendo circular o conhecimento pelos domínios europeus e, mais tarde, por todo o mundo.

Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia. A tarefa do 6º ano é contar como o livro surgiu.

(papel, relação com a natureza, questões ambientais – sociedade de alta performance em comunicação – integrada, conectada, alteraçãod o espaço geográfico)

Os Projetos e suas Habilidades

Ricardo Amorim

Nossos Projetos

Nossos Projetos

Nossos Projetos

Nossos Projetos

Nossos Projetos

Produzido pelos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio,  é um evento que mobiliza todo o Colégio. Diversas mesas  de debates são promovidas. Os alunos convidam e são  convidados a aprofundar os temas discutidos em sala de  aula, criando um espaço de debate político para a  discussão de questões da conjuntura regional, nacional e  internacional, sendo envolvidos na construção de uma  cidadania plena e ativa.

Nossos Projetos

O projeto busca desenvolver atividades relativas à  conscientização dos alunos e da comunidade escolar, com  a criação do Grupo Ambiental e Cidadão do Colégio Oficina  (GACCO), através de ações que objetivam estimular o agir  local como um passo para o agir global cotidianamente.

Nossos Projetos

Nossos Projetos

Oficina in Concert é cronologicamente o último Projeto a ser executado em cada ano pois ele é uma prova pública uma manifestação artística do aprendizado acumulado ao longo dos outros Projetos.

FINANCEIRO