Ficha cadastralQR CODE

TECIDO PEDAGÓGICO

RITO DE PASSAGEM

  • Transição
  • Planejamento de recepção
  • Monitoramento e acompanhamento
  • Momento de integração
  • Avaliação diagnóstica das turmas
  • Necessidade dos grupos
  • Contato e trocas com as coordenações

Processos revisionais

  • Intervenções Pedagógicas;
  • Ampliação das ações pedagógicas no trabalho das  disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Parceria com a Convivere e Mais (assessoria em educação)

Ministrada por Danila Zambianco, mestranda pelo Laboratório de Psicologia Genética da Fac. de Educação da UNICAMP, Especialista em “Gestão Escolar”, “Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral” e “Formação Docente para Ensino Superior”, Licenciada em Letras pela USP e em Pedagogia pela UFLA. Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral –Unesp/Unicamp) e pesquisadora das relações interpessoais na escola.

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Tradição + Tecnologia:

Ferramentas digitais e tecnológicas de suporte ao ensino, aprendizagens, gestão, comunicação e organização escolares. Em 2023, inclui formação em Segurança Digital, Projeto Lixo Digital, Construção de Manual de Arquitetura Digital, Capacitação de professores e equipe de apoio.

Consultorias Especializadas / Formação Continuada

Parceria com a Desenvolver: Psicologia e Educação

Sabemos da importância que a escolha profissional tem na vida dos jovens estudantes na atualidade. A escolha de uma profissão é delineada pela busca da realização pessoal, concomitante com as possibilidades atuais do mercado de trabalho e a realidade de cada um. Para uma escolha profissional consciente, é preciso pautar-se em um processo de reflexão e autoconhecimento, traçando metas e vetorizando o olhar nessa direção. Em parceria com a Desenvolver – Psicologia e Educação (Coordenação psi. Dr. Alessandro Marimpietri) o Colégio Oficina apoia o projeto de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Este trabalho é desenvolvido em grupo, durante seis encontros, através da mediação da equipe interdisciplinar da Desenvolver. Ao final do processo, a equipe organiza uma devolutiva individual para o (a) estudante e a família, fundamentando as escolhas e os caminhos profissionais pensados pelos (as) alunos (as), por meio da análise quantitativa e qualitativa dos dados colhidos.

Rotina Presencial

1ª e 2ª series – Projeto de Redação

Proposta: Laboratório de Prática de Produção Textual

O objetivo do projeto é produzir textos dissertativo-argumentativos de maneira mediada semanalmente no contraturno das aulas regulares.

Com a utilização do Sistema Ari de Sá, observa-se a necessidade de incorporar novas práticas de estudo e de produção textual. Assim, as aulas matutinas dedicam-se ao estudo dos gêneros textuais, da interpretação de textos e da teoria da produção de texto. O período da tarde surge como uma oportunidade de colocar em prática aprendizagens importantes para a escrita no ensino médio, como o domínio da variedade padrão da Língua Portuguesa, bem como a utilização de mecanismos linguísticos de encadeamento textual, o entendimento de propostas de redação, a ampliação e a utilização de repertório sociocultural atendendo ao modelo exigido pelos mais diversos processos seletivos do país.

Matriz Curricular ENSINO MÉDIO

  • Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Produção Textual
  • Inglês
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Formado por nossas orientadoras que são psicólogas e psicopedagogas

  •  Horário semanal em sala de aula para realização de intervenções

3ª serie – Projeto de Redação

PROJETO “COM TEXTO”

O “Com Texto” é um projeto do Colégio Oficina que consiste na elaboração de uma redação por semana do tipo dissertativo-argumentativo com temas dos mais variados eixos temáticos: educação, saúde, meio-ambiente, tecnologia, economia, infância.

O projeto visa a desenvolver nossos/as estudantes a capacidade técnica de elaboração de textos, bem como o controle do tempo de escrita, assim como a aplicação de repertórios das diversas áreas do conhecimento: humanas, natureza, matemática e linguagens.

Sistema de Avaliação Ensino Médio

MateriaisSAS

NossosProjetos

Iniciação Científica

Oficina Resultados Entre os primeiros colocados do ENEM em Salvador

Plataforma de Comunicação

AcompanhamentoPresencial

Oficina afora…

Cursos complementaresCultura e Esporte

Tema do ano

  • 1997 – A TERRA SERÁ O QUE SÃO SEUS HOMENS;
  • 1998 – O MUNDO NÃO DEVE TER FRONTEIRAS MAS HORIZONTES;
  • 1999  TAREFA: CONFIAR,À GENTE EXAUSTA O PLANO DE UM NOVO MUNDO MAIS HUMANO;
  • 2000 – QUEM SABE, FAZ A HISTÓRIA, NÃO ESPERA ACONTECER;
  • 2001 – POR UM CONSENSO MÍNIMO ENTRE OS HOMENS;
  • 2002 – BAHIA, BAHIA, QUE LUGAR É ESSE?;
  • 2003 – SOY LOCO POR TI AMÉRICA;
  • 2004 – VIVA O POVO BRASILEIRO;
  • 2005 – TERRA, AR, FOGO, ÁGUA: A CELEBRAÇÃO DA VIDA;
  • 2006 –REVOLUÇÕES;
  • 2007 – JUVENTUDE;
  • 2008 – ÁFRICA: “Em que espelho ficou perdida a minha face”. Cecília Meireles;
  • 2009 – UTOPIAS: “Somos realistas, queremos o impossível”;
  • 2010 – GRANDE SERTÃO: VEREDAS;
  • 2011 – MÚSICA: Diversidade e Identidade;
  • 2012 – CINEMA;
  • 2013 – UM MERGULHO NAS ARTES VISUAIS;
  • 2014 – SÉCULO XXI: TEMPO DE MUTAÇÕES;
  • 2015 – CULTURA POPULAR;
  • 2016 – PALAVRA TEM PODERES
  • 2017 – VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
  • 2018 – BRASIL: QUANDO VI VOCÊ ME APAIXONEI
  • 2019 –REPENSAR O MUNDO REDESENHANDO FRONTEIRAS
  • 2020/2021 –TERRA E CIDADANIA
  • 2022- BRASIL DIASPÓRICO E UMA AMÉRICA ENTRE NÓS

Tema do ano

Do códice ao ebook ( observar a delimitação)– Quantas páginas temos por escrever? Áudiolivro – carece estabelecer a conexão / vivências cotidianas nesse tempo.

Desde a criação da imprensa, em 1430 por Gutemberg, a possibilidade de registro de informação e conhecimento e a comunicação entre os seres humanos aumentou muito. O Renascimento europeu não seria o mesmo sem a possibilidade de se produzir livros em larga escala, fazendo circular o conhecimento pelos domínios europeus e, mais tarde, por todo o mundo.

Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia. A tarefa do 6º ano é contar como o livro surgiu.

(papel, relação com a natureza, questões ambientais – sociedade de alta performance em comunicação – integrada, conectada, alteraçãod o espaço geográfico)

Os Projetos e suasHabilidades

Ricardo Amorim

NossosProjetos

NossosProjetos

NossosProjetos

NossosProjetos

NossosProjetos

Produzido pelos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio,  é um evento que mobiliza todo o Colégio. Diversas mesas  de debates são promovidas. Os alunos convidam e são  convidados a aprofundar os temas discutidos em sala de  aula, criando um espaço de debate político para a  discussão de questões da conjuntura regional, nacional e  internacional, sendo envolvidos na construção de uma  cidadania plena e ativa.

NossosProjetos

O projeto busca desenvolver atividades relativas à  conscientização dos alunos e da comunidade escolar, com  a criação do Grupo Ambiental e Cidadão do Colégio Oficina  (GACCO), através de ações que objetivam estimular o agir  local como um passo para o agir global cotidianamente.

NossosProjetos

NossosProjetos

Oficina in Concert é cronologicamente o último Projeto a ser executado em cada ano pois ele é uma prova pública uma manifestação artística do aprendizado acumulado ao longo dos outros Projetos.

FINANCEIRO