Processos revisionais
Ministrada por Danila Zambianco, mestranda pelo Laboratório de Psicologia Genética da Fac. de Educação da UNICAMP, Especialista em “Gestão Escolar”, “Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral” e “Formação Docente para Ensino Superior”, Licenciada em Letras pela USP e em Pedagogia pela UFLA. Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral –Unesp/Unicamp) e pesquisadora das relações interpessoais na escola.
Ferramentas digitais e tecnológicas de suporte ao ensino, aprendizagens, gestão, comunicação e organização escolares. Em 2023, inclui formação em Segurança Digital, Projeto Lixo Digital, Construção de Manual de Arquitetura Digital, Capacitação de professores e equipe de apoio.
Sabemos da importância que a escolha profissional tem na vida dos jovens estudantes na atualidade. A escolha de uma profissão é delineada pela busca da realização pessoal, concomitante com as possibilidades atuais do mercado de trabalho e a realidade de cada um. Para uma escolha profissional consciente, é preciso pautar-se em um processo de reflexão e autoconhecimento, traçando metas e vetorizando o olhar nessa direção. Em parceria com a Desenvolver – Psicologia e Educação (Coordenação psi. Dr. Alessandro Marimpietri) o Colégio Oficina apoia o projeto de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Este trabalho é desenvolvido em grupo, durante seis encontros, através da mediação da equipe interdisciplinar da Desenvolver. Ao final do processo, a equipe organiza uma devolutiva individual para o (a) estudante e a família, fundamentando as escolhas e os caminhos profissionais pensados pelos (as) alunos (as), por meio da análise quantitativa e qualitativa dos dados colhidos.
Proposta: Laboratório de Prática de Produção Textual
O objetivo do projeto é produzir textos dissertativo-argumentativos de maneira mediada semanalmente no contraturno das aulas regulares.
Com a utilização do Sistema Ari de Sá, observa-se a necessidade de incorporar novas práticas de estudo e de produção textual. Assim, as aulas matutinas dedicam-se ao estudo dos gêneros textuais, da interpretação de textos e da teoria da produção de texto. O período da tarde surge como uma oportunidade de colocar em prática aprendizagens importantes para a escrita no ensino médio, como o domínio da variedade padrão da Língua Portuguesa, bem como a utilização de mecanismos linguísticos de encadeamento textual, o entendimento de propostas de redação, a ampliação e a utilização de repertório sociocultural atendendo ao modelo exigido pelos mais diversos processos seletivos do país.
Formado por nossas orientadoras que são psicólogas e psicopedagogas
Horário semanal em sala de aula para realização de intervenções
PROJETO “COM TEXTO”
O “Com Texto” é um projeto do Colégio Oficina que consiste na elaboração de uma redação por semana do tipo dissertativo-argumentativo com temas dos mais variados eixos temáticos: educação, saúde, meio-ambiente, tecnologia, economia, infância.
O projeto visa a desenvolver nossos/as estudantes a capacidade técnica de elaboração de textos, bem como o controle do tempo de escrita, assim como a aplicação de repertórios das diversas áreas do conhecimento: humanas, natureza, matemática e linguagens.
Desde a criação da imprensa, em 1430 por Gutemberg, a possibilidade de registro de informação e conhecimento e a comunicação entre os seres humanos aumentou muito. O Renascimento europeu não seria o mesmo sem a possibilidade de se produzir livros em larga escala, fazendo circular o conhecimento pelos domínios europeus e, mais tarde, por todo o mundo.
Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia. A tarefa do 6º ano é contar como o livro surgiu.
(papel, relação com a natureza, questões ambientais – sociedade de alta performance em comunicação – integrada, conectada, alteraçãod o espaço geográfico)
Produzido pelos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, é um evento que mobiliza todo o Colégio. Diversas mesas de debates são promovidas. Os alunos convidam e são convidados a aprofundar os temas discutidos em sala de aula, criando um espaço de debate político para a discussão de questões da conjuntura regional, nacional e internacional, sendo envolvidos na construção de uma cidadania plena e ativa.