Menu

Subtema 2ª série 2021

  • 2º ANOS TEMA DA SÉRIE

    ECONOMIA

    As transformações econômicas do mundo contemporâneo são enormes e parece que não dispomos de mecanismos claros de análise para compreender o que está acontecendo ou, pelo menos, para onde estamos conduzindo o mundo. Os mercados parecem ter um humor próprio que ninguém consegue identificar e, menos ainda, controlar. Os efeitos disso na produção da vida, por exemplo na composição e organização do trabalho, e na organização dos espaços mundiais, articulados em rede, são mensuráveis, mas, até agora, pouco promissores. Refletir sobre as ocupações (composição e relações) que vão desaparecendo se ressignificando e surgindo no futuro, as realizações individuais e coletivas no mundo do trabalho, aliada aos novos cenários econômicos serão elementos fundamentais na construção de um mundo menos desigual e mais humanizado. Questões como: Qual o futuro do trabalho? Como serão as composições diante da revolução tecnológica? Será possível produzir um mundo menos desigual? estão na ordem do dia e deverão ser enfrentadas com atenção e responsabilidade por todos nós para a produção de um mundo no qual desejamos viver e, por isso, devemos reunir as condições para construí-lo..
      SUBTEMA 2A – IMPACTOS TECNOLÓGICOS E METAMORFOSE NO CAMPO DO TRABALHO
    A revolução tecnológica da microeletrônica e da robótica gerou impactos importantes em todos os campos de atuação humana, redefinindo sentidos e relações. O trabalho foi, sem dúvida, um dos campos mais impactados pela revolução tecnológica, fazendo desaparecer uma série de atividades, transformando outras e, claro, fazendo surgir novas possibilidades que – ao menos até agora – parecem nos desafiar não apenas na formação profissional necessária para desempenhar essas atividades (que ainda não conhecemos) até no desafio da geração de empregos para repor as vagas fechadas. Ao que parece, há uma crise instalada no campo do trabalho, que ainda estamos longe de compreender seus contornos e mais ainda de promover políticas afirmativas. Pensadores como Yuval Noah Harari têm postulado problemas interessantes para reflexão, mas ainda no plano do entendimento e do desafio do devir. Debater os contornos do trabalho em um mundo altamente tecnológico é o grande desafio do mundo contemporâneo.
    2B – O DESAFIO DA DESIGUALDADE EM UM MUNDO ARTICULADO EM REDE
        A desigualdade econômica e social tem aumentado muito entre os diferentes lugares do mundo. Apesar da ampliação da riqueza em escala estratosférica não contribuiu para diminuição da desigualdade seja entre os lugares, ou em cada um dos lugares. Os super-ricos aumentam seus rendimentos ao mesmo tempo em que as classes médias e baixas estão empobrecendo. Recentemente o jornal Folha de São Paulo produziu uma série de cinco micro documentários sobre a desigualdade mundial e os resultados não são muito otimistas. Mudanças na organização do mercado globalizado que tenham como efeito a diminuição das desigualdades são esperadas, mas ainda é indefinido os contornos das mudanças. O que parece consenso entre os pesquisadores é que o modelo atual não tem como se reproduzir a médio-longo prazos. Pensar alternativas ao modelo atual é um imperativo e exigirá, além de crítica, uma posição de imaginação sobre o devir.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VEJA TAMBÉM