ÁREA RESTRITA FAMÍLIAS
ÁREA ALUNOS(AS)
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • 8º ano produz livro de Microcontos sobre experiências do isolamento

8º ano produz livro de Microcontos sobre experiências do isolamento

Compartilhar
imagem do material Isolados Microcontos dos Quarentenados

Os alunos e alunas do 8o ano produziram, sob orientação da professora Michelle Veloso, o livro “Isolados: Microcontos dos quarentenados“, uma coletânea de microcontos autorais em que foram desafiados a escrever sobre suas experiências durante o isolamento social provocado pela Pandemia da Covid 19. 

A ideia surgiu, de acordo com a professora Michelle, há três anos, quando ela teve acesso a um livro organizado pelo escritor pernambucano Marcelino Freire, em que ele convidou 100 autores brasileiros para produzirem uma coletânea dos “100 menores contos brasileiros do Século” (publicado pelo Ateliê Editorial). 

A professora conta que da primeira vez, o projeto se transformou em livro impresso. Na segunda, que foi em plena pandemia, foi organizado um padlet (ferramenta online que permite criar quadros virtuais para organizar estudos, projetos, rotina de trabalho) com exposição das produções dos(as) alunos(as) . Desta terceira vez, as produções resultaram em um produto em formato Pdf, por conta das restrições à impressão de material físico impostas pela pandemia.

Michelle, para quem “”esse trabalho com microcontos é um xodó”, conta como foi feita a escolha pelo tema: “Quando fui desenvolver o projeto, a gente estava no momento de retorno às aulas (de forma híbrida) e percebi neles essa ansiedade de estar na escola, ver os colegas, retomar uma vida social. Aí aproveitei o momento para desenvolver esta temática”. 

A recepção por parte dos(as) estudantes, segundo ela, foi ótima, principalmente por se tratar de um gênero diferente, desafiador e instigante: “Eles se sentem desafiados, pois foge do trabalho de escrever aquelas trinta linhas de sempre. Não é simples passar uma ideia em poucos caracteres”

O desenvolvimento do projeto começou com um trabalho de leitura e interpretação de microcontos, para que os(as) estudantes conhecessem e se familiarizassem com o gênero. Em seguida, a professora decidiu adicionar uma etapa nova em relação às edições anteriores: após trabalhar o conceito e estudar alguns exemplos de metáforas visuais, propôs aos(às) alunos(as) que produzissem uma imagem autoral (fotografia), com forte carga simbólica, e que representasse o sentimento deles em relação à aproximação do fim da pandemia. 

Muitos fotografaram a própria mãe, o pai, houve quem foi procurar fotos no baú da família para fazer um contraponto com o período atual… E a partir dessa imagem metafórica (fotografia), de autoria própria, eles então escreveram seus microcontos. 

A professora conta ter ficado encantada com o resultado do projeto: “É a terceira vez que eu faço, mas das outras eu não tinha realizado esse trabalho associado às fotografias. Fiquei encantada com o nível de criatividade e como eles dão conta e surpreendem a gente, indo além do que havíamos previsto. 

O resultado incrível desse trabalho, você pode conferir aqui mesmo:

Veja também

Avisos e Circulares
LISTA DE LIVROS PARA 2025
ANO :: 2025  ENSINO FUNDAMENTAL 6º ano – Visualizar 7º ano – Visualizar 8º ano – Visualizar 9º ano – Visualizar  ENSINO...
Notícias
OFICINA IN CONCERT
O Oficina in Concert uma experiência memorável. O trabalho árduo de nossos/as professores/as, coordenadoras, orientadoras e funcionários/as, que...
Notícias
Oficina de Ideias com Goya Lopes
Tivemos a honra de receber a artista e designer Goya Lopes no Colégio Oficina!Goya compartilha com nossos alunos(as)...

Coloque seuLOGIN E SENHA

Fotos
Fotos
Fotos
Fotos