Os alunos e alunas do 8o ano produziram, sob orientação da professora Michelle Veloso, o livro “Isolados: Microcontos dos quarentenados“, uma coletânea de microcontos autorais em que foram desafiados a escrever sobre suas experiências durante o isolamento social provocado pela Pandemia da Covid 19.
A ideia surgiu, de acordo com a professora Michelle, há três anos, quando ela teve acesso a um livro organizado pelo escritor pernambucano Marcelino Freire, em que ele convidou 100 autores brasileiros para produzirem uma coletânea dos “100 menores contos brasileiros do Século” (publicado pelo Ateliê Editorial).
A professora conta que da primeira vez, o projeto se transformou em livro impresso. Na segunda, que foi em plena pandemia, foi organizado um padlet (ferramenta online que permite criar quadros virtuais para organizar estudos, projetos, rotina de trabalho) com exposição das produções dos(as) alunos(as) . Desta terceira vez, as produções resultaram em um produto em formato Pdf, por conta das restrições à impressão de material físico impostas pela pandemia.
Michelle, para quem “”esse trabalho com microcontos é um xodó”, conta como foi feita a escolha pelo tema: “Quando fui desenvolver o projeto, a gente estava no momento de retorno às aulas (de forma híbrida) e percebi neles essa ansiedade de estar na escola, ver os colegas, retomar uma vida social. Aí aproveitei o momento para desenvolver esta temática”.
A recepção por parte dos(as) estudantes, segundo ela, foi ótima, principalmente por se tratar de um gênero diferente, desafiador e instigante: “Eles se sentem desafiados, pois foge do trabalho de escrever aquelas trinta linhas de sempre. Não é simples passar uma ideia em poucos caracteres”
O desenvolvimento do projeto começou com um trabalho de leitura e interpretação de microcontos, para que os(as) estudantes conhecessem e se familiarizassem com o gênero. Em seguida, a professora decidiu adicionar uma etapa nova em relação às edições anteriores: após trabalhar o conceito e estudar alguns exemplos de metáforas visuais, propôs aos(às) alunos(as) que produzissem uma imagem autoral (fotografia), com forte carga simbólica, e que representasse o sentimento deles em relação à aproximação do fim da pandemia.
Muitos fotografaram a própria mãe, o pai, houve quem foi procurar fotos no baú da família para fazer um contraponto com o período atual… E a partir dessa imagem metafórica (fotografia), de autoria própria, eles então escreveram seus microcontos.
A professora conta ter ficado encantada com o resultado do projeto: “É a terceira vez que eu faço, mas das outras eu não tinha realizado esse trabalho associado às fotografias. Fiquei encantada com o nível de criatividade e como eles dão conta e surpreendem a gente, indo além do que havíamos previsto.
O resultado incrível desse trabalho, você pode conferir aqui mesmo: