PALESTRANTES 6ºA
Ana Rosa Mendes – Bacharel em Turismo (FACTUR/BA); Pós Graduada em Gestão de Serviços em Hospitalidade (Anhembi/SP); Facilitadora de Desenvolvimento Comunitário (Portal Vida/CE); Facilitadora de Biodanza em Titulação (Escola Baiana de Biodanza/BA); Idealizadora do Projeto Eu e Tu- Arte do Encontro, que consiste no desenvolvimento pessoal e social de diferentes públicos, a partir das metodologias participativas de educação e da facilitação de movimentos biocêntricos como tecnologia pedagógica.
Carla Bittencourt. Nasci em Salvador, Bahia, onde vivo. Sou geminiana, torço para o Bahia e sou mãe de Joaquim, um menino muito esperto de 7 anos de idade. Minha profissão é jornalista, formada pela Universidade Federal da Bahia. Por 15 anos, atuei como repórter e depois como editora no jornal A Tarde, onde passei pelos suplementos juvenil (Caderno Dez!) e infantil (A Tardinha) e também pela Revista Muito. Depois do A Tarde, fiz parcerias com o Correio, onde publiquei especiais multimidia voltados para a Primeira Infância como bolsista da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Há cinco anos, faço parte da Comunicação da escola Gira Girou, onde sou responsável pelas redes sociais e desenvolvo um trabalho com as crianças. Estamos construindo uma redação na escola, e meninas e meninos são repórteres de suas pesquisas, vivências e experiências, noticiadas em jornal, revista e podcast. Também sou jornalista no projeto Auts, que aborda o autismo de forma política e lúdica para crianças e famílias, mostrando a importância de lutar por uma sociedade anticapacitista. Escrevo ficção para crianças e tenho dois livros publicados.
PALESTRANTES 6ºB
Tarsila Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Unijorge.
Pós-graduada em Docência em Libras pela Uníntese com Proficiência como tradutora /intérprete de Libras.
Oitos anos de experiência na área de Inclusão.
Experiência de tradução em Libras de espetáculos musicais, shows. Atualmente trabalha como Tradutora/Intérprete de Libras no contexto de inclusão.
Valéria Ettinger Nascida em uma família de artistas, filha de Edilda e Alberto Estaine Ettinger, criada no meio dos bichos que falavam, dos homens simples das roças de cacau do Sul da Bahia. Uma menina inventiva, alegre, sorridente e sensível, muito curiosa queria saber das coisas, até que adultizou e se perdeu por um tempo no mundo da realidade, fez Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), tornou-se Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, já foi professora universitária, escreve artigos quando os fatos a incomodam e está Servidora Pública do Estado da Bahia. Sua mente inquieta de buscadora não parou enquanto não descobrisse as razões por detrás das dores, conflitos e sentimentos e passou a se relacionar profundamente com as Constelações Familiares e o Direito Sistêmico. E sua alma alegre encontrou a Companhia Teatro Griô para sair por ai contando as histórias das gentes, dos bichos, das forças da natureza e das almas.
Luiz Claudio Cajaíba Soares É diretor e professor titular da Escola de Teatro da UFBA. Coordenador Pedagógico do Curso Licenciatura em Teatro EAD. Formação – É bacharel em Artes Cênicas – Interpretação Teatral (ator) pela Universidade Federal da Bahia (1992). Tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (1997). É doutor em Artes Cênicas pela UFBA, com sanduíche na Universidade Livre de Berlim (2005). Fez pós-doutorado pela FAPESB/PPGAC/UFBA.
PALESTRANTES 6ºC
Fabrício Simões é formado inicialmente em Ciências Econômicas pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. Posteriormente, mudou sua área de atuação, fez curso de Formação Profissional e Pós-Graduação em Terapia Transpessoal.
Como Orador realizou sua primeira palestra em 1993, aos 18 anos de idade, e de lá para cá se apresentou para diversos públicos em temáticas variadas.
Atua como Palestrante Motivacional e Espiritualidade / Instrutor Comportamental / Mestre de Cerimônias / Celebrante de Casamentos.
Como Terapeuta Transpessoal atende na clínica há 11 anos. Seu maior propósito profissional é apoiar o ser humano a desenvolver sua potencialidade, ampliando sua consciência pessoal e coletiva, bem como a responsabilidade como agente transformador da vida.
Myrian Crusoé Sales. Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra em Língua e Cultura (UFBA), Especialização em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui graduação em Letras, habilitação em Português/ Inglês – Licenciatura Plena pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente, é Professora do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) do Governo do Estado da Bahia, Professora Formadora de Língua Portuguesa pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e Tutora Online do Curso de Licenciatura em Letras/Inglês da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Compreensão e Produção Textual, Literatura e Mídias na Educação. Membro do Núcleo de Pesquisa do Discurso (NUPED – UFBA). Pesquisa sobre os conceitos de Bakhtin como texto, sujeito responsivo e relação exotópica na Linguística Textual.
PALESTRANTE 6ºD
Ludmila Moreira Macedo de Carvalho é jornalista, formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Possui mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal – Canadá. Atuou como jornalista e crítica de cinema em jornais, revistas e websites. É Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ministra disciplinas de Letramento Acadêmico, Apreciação e Análise do Audiovisual, Linguagens e Expressões Artísticas e Cinema e Educação.
Anderson Costa – Professor de Sociologia Ensino Básico e Supeior. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2019); . Atualmente realiza pesquisa na área da Sociologia da Arte, mais especificamente abordando questões referentes a música negra e de povos subalternizados. Membro dos grupos de pesquisas Representações Sociais: arte, ciência e ideologia (Departamento de Sociologia da UFBA) e Periféricas (Departamento de Sociologia da UFBA).
PALESTRANTES 7ºA
Tiago César dos Santos – Há 27 anos trabalhando com gestão de empresas e projetos de impacto social, com destaque para o núcleo de ações afirmativas do Esporte Clube Bahia e a campanha do Presidente Lula (em 2022)
Gabriel Ribeiro de Oliveira – FALTA MINI CURRICULO
Rafael Dantas. Historiador, professor e mestre pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador na área de cultura material, patrimônio, artes plásticas e iconografia; com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia no Brasil e no mundo. Também é consultor de assuntos históricos, culturais e políticas públicas. Colunista em diversas revistas e jornais baianos sobre patrimônio, história e turismo
PALESTRANTES 7ºB
Lena Lois – psicóloga, psicanalista, mestre em estudos de linguagem, com a pesquisa voltada para a literatura, Infantil enfatizando os aspectos afetivos que fazem parte do ato de ler. Já ministrou alguns cursos e palestras sobre o assunto.
Saulo Dourado é professor e escritor. É autor de livros juvenis como Amar é uma Conexão Discada, adotado pelo PNLD Literário do MEC e distribuído em bibliotecas escolares de todo o país, com mais de 120.000 exemplares rodados. Tem mestrado em Filosofia pela UFBA e já deu aulas na educação básica e no ensino superior. Atualmente, é professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Oficina e colaborador do Jornal Correio.
PALESTRANTES 7ºC
Flávio VM Costa é editor-chefe do Intercept Brasil. Formado pela Universidade Federal da Bahia, é autor de centenas de reportagens investigativas sobre corrupção no Judiciário e na política, crime organizado e violações de direitos humanos.
Trabalhou como repórter dos jornais Correio e A Tarde, ambos de Salvador, e das revistas Imprensa e IstoÉ. Colaborou com a equipe de comunicação do Museu Afro Brasil. Fundou e dirigiu o núcleo investigativo do UOL. Vencedor de mais de uma dúzia de prêmios jornalísticos e literários, a exemplo do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do Prada Feltrinelli Prize. Foi nomeado duas vezes para o Prêmio Gabo de Jornalismo.
É autor dos livros de contos “Caçada Russa”, publicado pela Penalux em 2016, e “Você morre quando esquecem seu nome”, publicado em 2020 pela Bissau.
Celso de Morais – Advogado, filósofo, escritor, palestrante, especialista em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados, sócio fundador do Escritório Morais & Advogados – escritório especializado em Direito Digital, Direito Civil, Advocacia Empresarial, com foco em Telecomunicações e ISP. Autor dos livros: Desmistificando a LGPD: entenda como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais pode ser aplicada no dia a dia das empresas e das pessoas; O Impacto do Avanço Tecnológico no Relacionamento Interpessoal, Intrapessoal e na Privacidade dos Indivíduos e, co-autor do livro Direito Privado – Concepções Jurídicas sobre o privado e o particular, 6a Edição, pela Editora Dialética.
Lilia Gramacho Psicóloga clínica, Analista Membro do Instituto de Psicologia Analítica da Bahia – IpaBahia / AJB e IAAP – International Association for Analytical Psychology, com formação em atendimento a casais. É também Jornalista, Pós-Graduada em Comunicação de Marketing, pela ESPM-SP e em Roteiro para cinema e televisão. Atuou como Gerente de Produção e Criação de programas televisivos. Autora dos livros infanto-juvenis O Filho do Meio (Formato) A Menina que Não Gostava de Ler (Aeroplano), Camila e o Espelho e Uma família pra lá de diferente (Solisluna). Alguns dos seus livros e contos ganharam prêmios em editais como Edital para Curta Metragem de Ficção Infanto-Juvenil do Ministério da Cultura, Prêmio Myriam Muniz, e o Off Flip. Idealizadora do @lingua_versa , página no instagram ligada a literatura e do Clube de Leitura Linguarudos.
PALESTRANTES 8ºA
Murilo Gitel é jornalista há 15 anos. É graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UniJorge e pós-graduado em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em televisão, rádio, assessoria de imprensa, revistas, jornais e sites de notícias. Desde 2017 atua como repórter especial do Jornal CORREIO. Em 2019, criou o Notícia Sustentável, atualmente o único site de notícias da Bahia especializado em sustentabilidade. Já trabalhou em veículos como TV Educativa da Bahia, Jornal da Metrópole, EcoD, Revista B+, Agência Eco Nordeste, Revista Let’s Go, Jornal CORREIO e Notícia Sustentável. Conquistou três prêmios TOP Blog de jornalismo (2008-2009 e 2011), um Prêmio Sebrae (2015) e um Prêmio de Boas Práticas Sustentáveis (2019). É membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA).
Cleidiana Ramos é jornalista pela Facom Ufba; mestra em Estudos Étnicos e Africanos pelo Pós Afro- FFCH-Ufba; e doutora em antropologia pelo PPGA- FFCH-Ufba. Atua como professora visitante na Uneb-Campus XIV-Conceição do Coité. Foi repórter do jornal A TARDE de 1998 a 2015 com coberturas especializada no campo das relações étnico-raciais, culturas e religiões; Como pesquisadora atua em áreas de memória, cibercultura e antropologia da festa. Atualmente coordena dois projetos em memória social no Grupo A TARDE: coluna A TARDE Memória e REC A TARDE, canal do Youtube e realiza a curadoria do Cedoc A TARDE.
PALESTRANTES 8ºB
Cristiano Gobbi é jornalista, formado pela Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul e Pós-graduado em Psicologia Positiva pela PUC/RS. Tem mais de 20 anos de experiência na imprensa escrita e em reportagem audiovisual para telejornais em rede das principais emissoras do país (Globo, Band e SBT). Foi editor-chefe na TV Record e produz roteiros de filmes institucionais para empresas e microsséries culturais. Trabalhou como produtor executivo em projetos artísticos internacionais. Atuou como repórter e produtor em campanhas políticas para o governo da Bahia e Presidência da República. Seu trabalho mais recente é a série de TV BR 21, rodada em sete estados sobre os desafios da infrainstrutura do país.
SAULO MIGUEZ: Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), sou redator, repórter e autor do Livro Ramal 1052 e Outras Histórias de um Repórter Diário. Tenho experiência em jornal impresso e digital, além de assessoria de imprensa e trabalhos em agências de comunicação.
PALESTRANTES 8ºC
Emanuel Dias (Manu Dias) – No ano de 1978, Manu Dias, estudante de desenho da escola de belas artes da UFBA descobre o silkscreen em seguida o fotolito, e inevitavelmente a fotografia. Ele passa a registrar os movimentos estudantil, sindical e social que se organizaram na luta contra a ditadura militar. Documentou o congresso de reconstrução da UNE, União Nacional dos Estudantes em 1979, UEB, União dos Estudantes da Bahia em 1981. Trabalhou na campanha de Governador de Roberto Santos pelo MDB 1982, Campanha de Mário Kertez para prefeito de Salvador pelo MDB 1985, Campanha de Waldir Pires para Governador PMDB 1986. Um ano depois foi para o Canadá, onde fez os cursos de fotografia criativa, e design para fotografia no Fanshway College. Em 1996 retorna ao Brasil, mergulha no mercado freelancer percorrendo as redações dos principais jornais diários, locais e nacionais. Convidado para o projeto de implantação da Agência A Tarde em 2002, permaneceu até 2004, de onde saiu para abrir a sua própria agência de fotografia, a Bahia Fotos, com contrato de exclusividade com a Agência Estado de São Paulo, atendendo todo o nordeste. Em 2005 começa a trabalhar na pré campanha do candidato a governador Jaques Wagner. De 2007 até o momento, Manu coordena a editoria de Fotografia da Secretaria de Comunicação do governo do estado da Bahia, disponibilizando fotos em diversas plataformas produzindo informação pública, acessível e de qualidade, sendo também um celeiro de formação profissional de novos talentos no jornalismo de imagem. Ganhador de prêmios da Associação Baiana de Imprensa e do Prêmio nacional Banco do Brasil de Jornalismo de , Manu Dias participou de várias exposições fotográficas na Bahia, no Brasil e no exterior, em 2013 depois de ter visitado todos os 417 municípios do estado, publicou o livro Baianos, sobre a formação étnica do estado da Bahia.
Do Piauí pra Bahia, Linda Bezerra, é jornalista, formada pela Ufba, e adora boas histórias. Editora chefe, comanda a redação diversa do Jornal CORREIO desde 2016
Luciana Rosa. É formada em Jornalismo desde 2005, com especialização em Comunicação nas organizações. Atua há mais de 15 anos com assessoria de imprensa, jornalismo político, coordenação de comunicação em organizações públicas, e produção audiovisual. Já trabalhou na Assembleia Legislativa da Bahia, na Câmara Federal dos Deputados, e em secretarias e fundações do Governo Estadual da Bahia. Em 2019, criou a Se7e Assessoria Digital, que presta serviços de assessoria de imprensa, produção de conteúdo digital, comunicação corporativa e consultoria.
PALESTRANTES 9ºA
Juliana Gutmann. Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa em Cultura Audio visual, Historicidades e Sensibilidades – CHAOS (https://www.chaos-ufba.com.br/). Tem passagens profissionais pela Rádio Globo FM, MTV Brasil, Canal Futura. É autora dos livros “Formas do Telejornal: linguagem televisiva, jornalismo e mediações culturais” (2014), “Audiovisual em rede” (2021) e Performances em contextos midiáticos (2022). Leciona disciplinas, orienta e desenvolve pesquisas em torno das seguintes temáticas: linguagens do audiovisual; historicidades da comunicação; performances e redes sociais; cultura pop, televisão e novas ecologias do televisivo.
Iara Villaça. Mestre e graduada em Artes Cênicas pela UFBA (Interpretação Teatral), e Especialista em Metodologia do Ensino Superior, atua no cenário cultural como atriz, dramaturga/roteirista, pesquisadora, produtora cultural e educadora. Integrou os grupos É Companhia de Invenções Artísticas e Pra nós a máscara, atualmente é atriz brincante e fundadora da Cazumbá Companhia das Máscaras (os dois últimos de pesquisa sobre máscaras teatrais). Integrou a Cooperativa Baiana de Teatro, onde exerceu a função de Diretora Executiva. Foi coordenadora artística no Grupo de Apoio à prevenção à AIDS da Bahia (GAPA-BA). É também autora do livro “Cenas dos Próximos Capítulos: radionovelas do século XXI”. Atuou nos seguintes espetáculos: Você me Conhece?, Pequenos Burgueses, Isto é bom demais!, Quem conto canta, cordel encanta (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil), Do lado de dentro do canto da Sereia, MPB-Mulher Popular Brasileira, Trilogia Memórias, Dois de Julho Futebol Clube, Embaixo do Céu.
PALESTRANTES 9ºB
Júlia Vitória Luz de Santana – Social Media
Fotógrafa, estudantes da UniFTC, 4ºlugar na ProUni para o curso de comunicação social publicidade e propaganda
Formada no colégio da polícia militar
Autora dos artigos: campo santo: a arte tumular em Salvador desde o século XIX – 2018 e Baiana de acarajé: Histórias de luta e importância cultural – 2019
Edmilson Vaz – Diretor comercial da band nordeste
José Pachêco – Jornalista e foi radialista e foi professor de rádio da faculdade de comunicação da UFBA
PALESTRANTES 9ºC
Humberto Sampaio – Humberto Sampaio é baiano, tem 53 anos e há 34 milita no jornalismo, onde ingressou ainda quando cursava o primeiro semestre da Faculdade de Comunicação da UFBa (Facom).
Como jornalista, esteve nas redações de quase todos os jornais soteropolitanos existentes nas últimas três décadas, mas é no rádio que vem atuando profissionalmente nos últimos anos.
Nos anos de 2003 e 2004 comandou a Rádio Educadora da Bahia (107.5 FM), onde criou programas que ainda hoje vão ao ar, como o Outros Baianos e o Educadora Blues. Também foi o idealizador e criador, junto com o maestro Tom Tavares, do Festival de Música da Educadora FM, o mais longevo festival de música de veículos de comunicação de massa do Brasil, que este ano está em sua vigésima primeira edição.
Foi fundador da ARPUB, Associação das Rádios Públicas do Brasil e o primeiro vice-presidente da entidade.
Escreveu e dirigiu os programas de rádio em três eleições presidenciais do Brasil e de Angola.
Foi o gerente de jornalismo da BandNews FM (99,1), emissora que só transmite notícias ao longo das 24 de programação. E, atualmente, é comentarista do Jornal BandNews, que vai ao ar de segunda a sexta entre 9h30 e 11h.
Renato Cordeiro. Baiano, formou-se em comunicação pela UFBA e trabalha no rádio há 17 anos. Na Band News FM, assinou séries como “Amado Jorge – Os Cem Anos do Maior Escritor Baiano” (2012), tendo entre os depoentes João Ubaldo Ribeiro, Gilberto Gil e Mário Cravo Jr. e, com Silvana Oliveira, “Carnaval da Bahia”, vencedora do I Prêmio Petrobras de Jornalismo (2013). Produtor do Especial das Seis da Educadora FM (2011-2015), criou e dirigiu a série “Bethânia, Palco e Poesia”, apresentada por Maria Bethânia. Mediou mesas literárias na Flipelô (2018 a 2021), FARPA (2019), Flin (2019 e 2022) e Felica (2020 e 2021), com autores como Itamar Vieira Jr., Antonio Torres, Ruy Castro, MV Bill, Clarice Freire e Saulo Dourado. Coordenou a Comissão Especial Julgadora do Festival de Música Educadora FM (2019). Desde 2017, apresenta o programa Multicultura, da Educadora FM.
Vitor Pinto
PALESTRANTES 1ªA
Mariana Moreno é atriz, locutora e criadora da Baú Produções Artísticas. Graduada pela UFRJ, tem formações complementares pela CAL (RJ) e FUNCEB (BA); é mestranda em Cultura e Sociedade pela UFBA; atriz e pesquisadora da ATeliê voadOR Teatro.
Com 25 anos de carreira, tem no currículo mais de 15 espetáculos teatrais e 02 assistências de direção. No audiovisual, além da participação em diversas campanhas publicitárias, atuou na novela portuguesa Valor da Vida, nas séries Balaclava, A lei do riso , Botecam e SPA das Tartarugas, nos longas Nina e Oceano e na série digital O mundo acabou?.
Outras experiências em vídeo e teatro-filme: Uma mulher impossível (em casa), Alimentando as Feras e Escorpião.
Como locutora tem mais de 100 trabalhos já gravados e veiculados – radio e TV.
Recebeu o Prêmio Braskem de Melhor Atriz (2017), por duas vezes o Prêmio de Melhor Atriz no Festival Nacional de Teatro do Piauí (2017 e 2019) e o Prêmio Especial no Festival Nacional de Teatro do Paraná (2017).
Gildon Oliveira Doutor e Mestre em artes cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tendo como linha de pesquisa a dramaturgia. Especialista em Roteiros para Audiovisual. Atua nas áreas de pesquisa, ensino, consultoria e criação artística. Desenvolve dramaturgia para Teatro, Cinema e Televisão desde 2008. Trabalhos em destaque: – Oficina de Teledramaturgia para Novos Autores da Rede Globo (2010) – Café e Outras Pessoas (2011) – Concurso Público de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos Inéditos de Longa Metragem de Ficção para Roteiristas Estreantes – Ministério da Cultura –Projeto – Concurso Nacional de Roteiros de Aguinaldo Silva (2013) finalista com o roteiro de longa-metragem “Na Boca do Mundo, A Boca da Serpente”. – Crimes Bizarros – A Lei do Riso criação e roteirização de série de ficção para TV ARATU afiliada da Rede SBT (2018). Realização: Movioca. Disponível na AMAZON. – Beleza da Noite – Criação e roteirização do especial integrando o Programa de Expansão de Teledramaturgia GLOBOPLAY (2022)
PALESTRANTES 1ªB
Armando Castro
PALESTRANTES 2ªA
Caio Cézar
Rafaela Bandeira
– Formada, com muito orgulho, no Oficina!
– Bacharela em Comunicação e Marketing pela Unifacs
– Pós-graduada em Marketing Estratégico, Branding e Mídias pela ESPM
– Atualmente, sou Gerente de Conteúdo na agência Forrest, onde já atendi contas como Coca-Cola, Festival de Verão e Unijorge.
– E, além disso, possuo minha própria agência focada em Marketing Gastronômico, onde atendo alguns restaurantes de Salvador como Soho, Lafayette e Pepo.
PALESTRANTES 2ªB
Saulo Moreira professor de Sociologia
Marcelo Faria é professor de Geografia. Tem mestrado em Geografia pela USP e Doutorado em Educação pela FACED – UFBA.
Trabalhou no Colégio Oficina como professor de Geografia e promovendo atividades como o Concurso de fotografia, Conesco e Oficina in concert.
Durante muitos anos foi professor da educação básica e hoje atua como professor no departamento de Educação da UEFS – BA. Coordena o projeto de pesquisa Carta-imagem: uma cartografia das experiências imagéticas, no qual investiga aspectos ligados às imagens, às interfaces da arte com a educação, além de aspectos ligados à epistemologia da Geografia escolar. Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES.
PALESTRANTES 3ª SÉRIE
Giovanni Rolla é professor de filosofia da Universidade Federal da Bahia, doutor, mestre, bacharel e licenciado em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro dos programas de pós-graduação em Filosofia e em Ensino, Filosofia e História das Ciências (ambos na UFBA), possui dezenas de publicações, várias delas de reconhecido alcance internacional, que versam principalmente sobre filosofia das ciências cognitivas, sobre filosofia da cognição e sobre teoria do conhecimento.
Lívia Veiga. Mestre em Administração (Unifacs), é especialista em Comunicação Corporativa (Unifacs), tem formação executiva em Marketing Digital (FGV) e graduação em Administração (UFBA) e em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (FTC). Atualmente, exerce a função de professora de graduação dos cursos de Comunicação & Artes e Gestão & Negócios (Unifacs/Ânima Educação). Na área acadêmica, tem como linha de pesquisa o gerenciamento de crises em ambiente digital e possui artigos publicados nas divisões de marketing, administração da informação, gestão estratégica e gestão de pessoas. Sua trajetória profissional é marcada por mais de uma década de experiência em comunicação, com passagens por jornais impressos, produção de TV, rádio, além de agências de comunicação e de marketing digital.