3ª série – Novas narrativas : o ser humano na dinâmica da comunicação
Toda organização da sociedade humana depende da comunicação. As decisões humanas dependem de consciência e conhecimento. E o conhecimento depende intrinsecamente da comunicação. O que acentua a importância de se colocar a vida humana no centro de um novo modelo de sociedade e de se reconhecer a ligação entre produção, reprodução e a centralidade da comunicação nesse processo humano?
Os processos tecnológicos contribuíram para a centralidade que a(s) mídia(s)a e a comunicação desempenham no mundo contemporâneo e sugere que todos nós, que vivemos essa experiência, nos esforcemos para interpretá-las em suas possibilidades e limites – bem como em alguns problemas sociais decorrentes de seu alto grau de desenvolvimento – a fim de nos relacionarmos da melhor forma possível com esses recursos. O ciberespaço se tornou nosso novo ambiente? O sociólogo Manuel Castells nos aponta para possibilidades de mobilização pelo campo virtual, mas outros teóricos indicam os perigos de um chamado pós-humanismo.
Adaptação de MÍDIA E COMUNICAÇÃO: UM MUNDO INTERLIGADO EM REDE por Marcelo Fariahttps://sampi.net.br/bauru/noticias/2065525/articulistas/2022/07/a-importancia-do-livro-para-a-sociedade#:~:text=O%20livro%20%C3%A9%20de%20fundamental,atuando%20como%20vetor%20do%20conhecimento. Acesso em 06.03.2023.