ARTE (E CIÊNCIA!) DE UMA VIDA SAUDÁVEL

As turmas de sétimo ano receberam a nutricionista Maria Celeste Vieira para auxiliá-los em um trabalho interdisciplinar super interessante sobre alimentação saudável, envolvendo as disciplinas de Ciências, Educação Física e Introdução à Física.

Em sala, os alunos vêm trabalhando os nutrientes no componente de Ciências. Já em educação física, eles têm trabalhado o gasto calórico, ou seja, o consumo desses alimentos e o gasto de cada um deles, com enfoque na questão das individualidades e da construção de cardápios de forma individualizada, respeitando as particularidades e necessidades de cada indivíduo. Para completar, em iniciação à Física os estudantes estão trabalhando as calorias dos alimentos.

Reunindo os conhecimentos abordados nós três componentes, foi elaborado então um projeto chamado “cardápio virtual”. Em cada turma, foram formadas 7 equipes e cada uma delas recebeu o desafio de montar um cardápio seguindo algumas restrições alimentares, por exemplo: montar um cardápio pensando nas pessoas que têm intolerância a lactose, que precisam perder peso, que têm doença celíaca, hipertensão, diabetes, que tenham uma alimentação vegana ou vegetariana.Cada equipe vai, então, construir a sugestão de cardápio para uma refeição a partir de um desses perfis.

Foi para ajudar nesse desafio, tirar dúvidas e esclarecer sobre os mitos da alimentação, que fizemos um convite à nutricionista Maria Celeste Vieira, que conduziu um batepapo com os alunos e alunas tirando todas as dúvidas, dando dicas importantes e esclarecendo a porção de coisas.

Como parte do projeto, inicialmente os estudantes tiraram fotos dos próprios pratos de almoço, analisaram as fotos e refletiram um pouco se estavam consumindo de fato todos os nutrientes necessários, o que estaria faltando, o que pesaria menos ou mais. Essa experiência e as questões levantadas a partir dela, também rendeu assuntos que foram levados para o papo com a nutricionista.

Durante a conversa, Maria Celeste utilizou ilustrações bem interessantes para conduzir batepapo descontraído e esclarecedor sobre os benefícios de uma alimentação saudável. Foram abordadas questões como a importância dos macro e micronutrientes, passando pela formação de hábitos alimentares, os perigos das “Dietas” sem orientação profissional, a importância da escolha dos alimentos, a combinação disso tudo com atividade física, até os distúrbios alimentares.
A participação dos alunos foi bastante positiva.

Alguns preferiram construir perguntas relacionadas aos seus temas de trabalho, enquanto outros aproveitaram o momento para trazer dúvidas relacionadas aos hábitos/vícios da sua alimentação ou mesmo experiências já vividas. Agora, resta acompanhar a última etapa coletiva: a construção dos Padlets com sugestões de cardápio propostas pelos grupos!