O Congresso de Estudantes do Colégio Oficina (CONESCO) chegou à 27ª edição no último sábado e ampliou os debates sobre o tema do ano: “Comunicação: Interligando Mundos”.
O CONESCO é uma das datas mais importantes do nosso calendário escolar e tem como objetivo fomentar, através da organização de mesas redondas, a reflexão e o debate entre alunos, professores e palestrantes a respeito do tema do ano e subtemas das turmas.
A organização do CONESCO fica a cargo dos próprios alunos, que, com supervisão da coordenação, vivenciam todas as etapas de preparação do evento, desde o planejamento, escolha e convite dos palestrantes, receptivo, ambientação das salas e criação de instalações artísticas por série.
Cria-se, assim, um espaço de reflexões e debates visando ao aprofundamento teórico a respeito do tema e subtemas, ampliando o repertório de conhecimentos que serão, ao fim do ano, traduzidos pelos alunos e alunas para as variadas linguagens artísticas no palco do nosso projeto final, o Oficina in Concert.
Em quase 35 anos investindo em uma pedagogia de projetos, o Colégio Oficina já propôs temas relevantes, como “O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes” (1998), “Bahia, Bahia, que lugar é esse?” (2002), “África: em que espelho ficou perdida a minha face?” (2008), “Um mergulho nas artes visuais” (2013), “Cultura Popular” (2015), “Terra e Cidadania” (2020/2021), entre muitos outros.
Em 2023 chegamos à 27ª edição com o tema “Comunicação – interligando mundos”, inicialmente proposto pelo parceiro e ex-professor da casa, Marcelo Faria, e desenvolvido posteriormente pela coordenadora Cláudia Cely junto a uma comissão de professores.
De acordo com Cláudia, é inevitável não reconhecer a conexão entre os mundos na atualidade e a educação escolar também precisa estar contextualizada para que o trabalho educacional corresponda aos anseios sociais no que tange à formação dos sujeitos.
“A escola não se limita à transmissão de informações centrada na linguagem verbal e não-verbal. Faz-se necessário um mergulho na história da comunicação no mundo e, especialmente, no país com o intuito de compreender os encadeamentos diante de novos modos de se comunicar da sociedade contemporânea e, a partir do conhecimento histórico, compreendermos mais e melhor os mundos em que estamos”, explica.
A ex-aluna Fernanda Vilela, que hoje é professora de História da escola e participou pela primeira vez do projeto desta perspectiva docente, conta como se sentiu: “O que resume a minha experiência hoje no Conesco é a palavra Emoção. Eu, que me formei no Oficina, vivi essa experiência por alguns anos, sou muito grata por estar aqui, agora, do outro lado”.
O jornalista Cristiano Gobbi também participou do projeto de uma nova perspectiva este ano. Ele, que tem dois filhos na escola, afirma: “Já vivo o CONESCO em casa há alguns anos. Hoje, estou aqui não só como pai, mas como palestrante para falar sobre esse tema tão fundamental e importante para todos, que é a Comunicação. Vê-los assim, esmiuçando essa temática e trabalhando com as nuances da comunicação é muito gratificante para o pai e para o jornalista que eu sou.”
O aluno Heitor Simões, recém chegado ao 6º ano do Ensino Fundamental, se mostra emocionado após viver sua primeira experiência com o projeto: “Eu não tinha noção de que tinha algo tão incrível, criativo e cheio de vida como o Conesco aqui no Oficina”!
Para Nehanda Lima, da 1ª série do E. Médio, “É muito gratificante chegar ao final do Conesco e ver toda a sala ambientada, todo o trabalho em conjunto que a turma teve para entregar aquilo. É muito emocionante e gratificante. Maria Clara Ribas, também da 1ª série, concorda: “ Todo ano eu vejo que a minha turma fica muito mais unida depois do Conesco”.
Sara Póvoas, da 2ª série, complemente: “O Conesco é um projeto muito especial em que temos que contar com a participação e o trabalho em equipe de toda a turma e de todas as séries.” Um projeto que estimula o trabalho em equipe, amplia repertório, trabalha conteúdos e habilidades ao mesmo tempo em que proporciona aos meninos e meninas do Oficina um primeiro contato, ainda nos anos iniciais da vida estudantil, com um modelo de evento acadêmico – o Congresso – tão importante e enriquecedor.