Os Desafios e Olimpíadas do Conhecimento (ou Científicas) são competições intelectuais entre estudantes em âmbitos estadual, regional ou nacional nas quais os jovens têm a oportunidade não apenas de avaliar seu desempenho e conquistar medalhas, mas também de desenvolver novas habilidades e ampliar repertórios de experiências e saberes diversos. Em geral, as competições se dão através de avaliações teóricas (provas e produção de textos) e práticas.
Trata-se de situações de aprendizagem que acontecem para além dos limites das salas de aula e podem contribuir de inúmeras formas para o desenvolvimento e amadurecimento dos estudantes. Possibilitam aos alunos vivenciarem alguns processos avaliativos com instrumentos diversificados, abordagens variadas, (re)organizarem-se através de grupos de pesquisa e estudos e intensificarem o tempo dedicado aos estudos. Por acreditar nisso, o Oficina tem tradição em investir no estímulo e preparação dos alunos para vivenciarem estas experiências tão enriquecedoras.
Gustavo Kerner é ex-aluno, foi medalhista de ouro pelo Oficina na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), da Unicamp, e atualmente cursa Administração na USP. Gustavo participou de diversas olimpíadas em diferentes áreas do Conhecimento durante sua trajetória escolar e acredita que elas são oportunidades valiosas para lidar com os conteúdos vistos em sala, de outra perspectiva: “Em geral são assuntos que você já dá em sala, mas não naquele estilo de vestibular. A gente é desafiado a pensar ‘fora da caixa’ e isso é bastante estimulante. Auxilia também na hora de escrever uma redação, estimulando outras formas de enxergar as questões, menos cartesianas, e ampliando nosso repertório”.
Para o professor de História Joel Nolasco as Olimpíadas do conhecimento têm a vantagem de estimular o estudo, não apenas pela reprodução do conhecimento, mas fazendo com que o aluno busque a produção desse conhecimento, desenvolva sua autonomia a adquira habilidades e competências.
No Oficina, não há seleção prévia de participantes, exceto se o evento exigir quantidade limitada de inscritos. Acreditamos, de fato, que a experiência é válida e potencialmente enriquecedora para todo e qualquer aluno que se interesse, de modo que as oportunidades devem ser oferecidas de forma igualitária.
Uma carga horária específica com a supervisão de professores das respectivas áreas é destinada, no turno oposto ao das aulas, à preparação dos estudantes. Uma experiência que, ano a ano, vem rendendo não apenas medalhas e excelentes colocações, mas principalmente um incremento no desenvolvimento dos nossos alunos.
Parabenizamos a todos os participantes, que se desafiam investindo tempo e esforço por novos “territórios” do conhecimento. Para além de medalhas e títulos, amadurecimento e experiência são as conquistas mais importantes.
Confira alguns dos nossos resultados, até o momento, em Olimpíadas 2019:
OLIMPÍADA CANGURU DE MATEMÁTICA
MEDALHISTAS
- Miguel Motti de Santana – 6D
- Guilherme Santos Freitas – 7C
- Caio Draco Araújo Albuquerque Galvão – 8B
- Caio Von Czékus Flórez Cabalero – 8C
- Davi Mengel Costa Coelho – 8C
- Henrique Anunciação Velloso Silva – 1B
- Keyla de Jesus Sacramento – 2B
- João Luiz Araújo Albuquerque Galvão – 6A
- Júlia Rocha Lucena – 6A
- Helena Mariza Santa Cruz Freitas Junqueira Moreira – 6D
- João Vicente Meira Farah Emiliano – 6D
- Mateus Rocha Lima Ferreira – 6D
- Raduan Lepikson Midlej – 7D
- Diogo Coelho Castellanos – 8A
- Luísa Vídero de Souza Santos – 8A
- Luma Amarijo Serrão Meira – 8B
- Ricardo Rocha Bulhões – 8B
- Danilo Cadena Lima – 8C
- Isaac Silva Xavier – 8C
- Janaína Alves Bandeira – 8C
- David Vaz Macedo – 1B
- Lara Von Sohsten Ramalho Campinho – 1B
- Lucas Reis Oliver – 1B
- Lucca Miranda Nunes – 1B
- Beatriz Calixto Ribeiro de Lima – 2B
- Marina Vieira Ziemer – 2B
HONRA AO MÉRITO
- Guilherme Calheira Sento-Sé Passos – 6A
- João Rodrigues Queiroz – 6A
- Lou Pasquali Pereira – 6A
- Márcio Castro Sampaio – 6A
- Maria Paula Rego Esper – 6A
- Pietro Públio Diaz – 6A
- Bruno Guimarães Bresser – 6C
- Camila Moreira Martins Beserra – 6C
- Mel Santa Rosa Beckerath – 6C
- Sara Federico Povoas – 7A
- Julia Lemos de Matos – 7D
- Ângelo Gabriel Almeida Naglieri – 8B
- João Vitor Guimarães Santos Rocha – 8B
- Heitor Biagioni Candido – 8C
- Bryda Liz Figueiredo Morais Peixoto – 9A
- Carolina de Oliveira Rosa Villalva – 9A
- Mariana Coelho Pereira Barbosa – 9A
- Ícaro Cedraz de Oliveira Santos Almeida – 1B
- Aline Nabuco Lima – 1C
- Beatriz Latado Braga – 1C
- Rafael Almeida Azevedo – 1C
- Luca Torre Villela – 2A
- Gabriel Sampaio Sobreira – 2B
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (OBMEP)
ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A 2ª FASE
NÍVEL I
- Márcio Castro Sampaio – 6o A
- Ana Beatriz Froes Pituba – 6o B
- Júlia Rocha Lucena – 6o A
- João Luis Araújo Albuquerque Galvão – 6ª A
NÍVEL II
- Caio Draco Araújo Albuquerque Galvão – 8ª B
- João Vítor Guimarães Santos Rocha – 8ª B
- Luísa Vídero de Souza Santos – 8ª A
- Maria Fernanda Garcia Damaceno – 8ª C
NÍVEL III
- Lucas Reis Oliver – 1ª B
- Victor Guimarães Valle – 3ª B
- João Pedro de Miranda Caldas – 3ª A
- Ariele Samira Carneiro da Silva – 2ª B
- Keyla de Jesus Sacramento – 2ª B
- Lussier Pasquali Pereira – 3ª A
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA
ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A 2ª FASE
- Alejandro Rodrigues Huerga
- Arthur Ferreira de Amorim
- Davi Roriz Oliveira
- João Pedro Fernandes Gonçalves
- Lucas Reis Oliver
- Nathália Barros de Castro
- Rafael Lins Queiroz dos Santos
- Rafael Souza Santana
- Eduardo Almeida Santos
- João Pedro de Miranda Caldas
OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (UNICAMP)
EQUIPES NA GRANDE FINAL
Equipe III Triunvirato
Equipe Nísia Augusta