ÁREA RESTRITA FAMÍLIAS
ÁREA ALUNOS(AS)
  • Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Gestor desperta alunos para uso da matemática no cotidiano

Gestor desperta alunos para uso da matemática no cotidiano

Compartilhar
O Colégio Oficina se baseia na concepção de que a educação é um processo de vida e que a escola deve representar a vida prática presente no cotidiano dos alunos. O Gestor Financeiro, um dos principais projetos pedagógicos da escola, é responsabilidade do Departamento de Matemática e tem sido desenvolvido de modo a evidenciar a importância da matemática para o desenvolvimento de competências nas diversas áreas do conhecimento,  estimulando o interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos por intermédio de atividades significativas e possibilitando que eles enxerguem o valor e os usos da Matemática em situações reais de seu cotidiano.
O objetivo é que os alunos aprendam a organizar-se financeiramente para execução de outros projetos pedagógicos da escola, como o Oficina in Concert. O Gestor permite a aplicação do conhecimento lógico-matemático desenvolvido em uma prática sócio-política, desenvolve competências como planejamento, organização e administração de recursos financeiros, além de trabalhar conceitos como porcentagem, juros, inflação, receita, despesa, entre outros.
Todos os anos cada turma elege 2 representantes para cada projeto pedagógico, incluindo o Gestor, e estabelece quais as funções e metas para cada um deles. Em um segundo momento, os representantes apresentam à turma as planilhas de gastos dos anos anteriores para discussão, comparação e projeção de custos de cada projeto para o ano em vigor. A partir de então, os representantes-gestores traçam e apresentam à turma o plano de ação construído para cada um dos projetos, que em seguida se transforma em um plano mais amplo de ação, contendo a planilha geral de controle de custos de todos os projetos.
Todo o processo é acompanhado pelos respectivos professores de Matemática e coordenadores do Projeto, em um ciclo que tem como foco o ensino a partir da experiência, com vistas à construção de aprendizagens que sejam imbuídas de sentido para os nossos meninos e meninas.

Veja também

Notícias
Planetário da UFBa
Os/as estudantes do 9º ano participaram de uma aula de campo para o  Planetário UFBA, acompanhados pelo professor...
Notícias
MUNCAB
Os/as estudantes do 7º ano participaram de uma aula de campo no Museu Afro-Brasileiro (MUNCAB), acompanhados pelo professor...
Notícias
RoboCup 2025
Os/as estudantes do 6º ano participaram de uma visita ao RoboCup 2025, uma competição que reúne delegações do...

Coloque seuLOGIN E SENHA

Fotos
Fotos
Fotos
Fotos