Menu
  • OFICINA EM NOTÍCIAS
letrus2

Investimento reforça preparação de excelência para Redação do ENEM

No início de julho o Ministério da Educação (MEC) anunciou que em 2020 começará a aplicar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por meio digital em modelo piloto. A prova deverá ser oferecida de forma opcional a 50 mil alunos de 15 capitais brasileiras em 2020 e a previsão é atingir 100% das provas até 2026.

O Colégio Oficina há mais de 10 anos figura entre os primeiros colocados no ranking do ENEM na Bahia, com tradição em notas de destaque nas provas de redação. Esse resultado é reflexo de um trabalho intensivo, cuidadoso e individualizado, com foco nas necessidades reais de nossos estudantes, que se estende do 6o ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio.

A escola se mantém constantemente atenta às novas demandas e às necessidades dos estudantes, bem como às ferramentas disponíveis para ajudá-los a melhorar seus desempenhos.  Foi com esse olhar atento, que decidimos investir em uma nova parceria, implantando o inovador “Programa Letrus de Escrita” para alunos de 1a e 2a séries do E. Médio. Letrus é uma iniciativa de referência no desenvolvimento das habilidades de produção textual de estudantes no Brasil e os trabalhos já estão sendo implantados nas disciplinas de Redação  do Oficina.

Mas o que exatamente é a LETRUS?

A Letrus desenvolveu um programa capaz de gerar uma evolução rápida e profunda da capacidade de escrita dos alunos, utilizando inteligência artificial e uma equipe de professores especialistas nos gêneros que mais caem nos vestibulares e no ENEM. Trata-se de uma plataforma de correção por meio de inteligência artificial, que leva em conta os mesmos critérios de avaliação utilizados no Exame Nacional.

As produções realizadas pelos alunos são feitas na própria plataforma, digitalmente, e contam com duas etapas de avaliação – um feedback em tempo real, gerado por meio de inteligência artificial, e também uma avaliação posterior feita por corretores especializados na redação do ENEM, que fazem parte da equipe do Programa. Após o envio das produções, tanto os alunos quanto o professor da turma, no Oficina, receberão relatórios de desempenho capazes de apontar os pontos fortes e o que precisa ser melhor trabalhado, tanto individualmente quanto com a turma, de acordo com os critérios do ENEM. As avaliações do grupo e devolutivas individuais são ferramentas preciosas para alunos e professores, que terão assim um referencial claro para direcionar os trabalhos e estudos com foco em intervenções e investimentos ainda mais assertivos.

Uma grande oportunidade para nossos meninos e meninas aperfeiçoarem ainda mais suas produções textuais dentro das exigências do Exame Nacional do Ensino Médio, porta de entrada para as melhores universidades públicas do país.

QUEM PODERÁ PARTICIPAR?
Todos os alunos dos 1° e 2° anos do Ensino Médio já estão participando, sem custo adicional para as famílias, do Programa Letrus Escola, que será focado no trabalho com o professor e integrado à grade de atividades.
A Equipe Letrus oferta ainda, de forma opcional, um Programa complementar e mais amplo, o Letrus Estudante, que pode ser contratado separadamente.

O QUE É O PROGRAMA COMPLEMENTAR E OPCIONAL?
Além do programa curricular, as famílias também podem optar pela Letrus Estudante, um módulo complementar e opcional para os alunos e pais interessados. Os alunos poderão fazer redações extras em casa, com o auxílio da Inteligência Artificial e de corretores especialistas da Letrus. Para aqueles que se interessarem em contratar o programa complementar e desejarem mais informações, basta procurar a coordenação.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp