Menu

OFICINA  DEBATE – RACISMO E CURRÍCULO

O  Colégio Oficina começou o ano letivo de 2022 propondo reflexões ao corpo docente sobre a inserção do combate ao racismo no  currículo escolar.  Tema super presente na sociedade brasileira, o racismo ainda, infelizmente, ocupa espaço e preocupa pela crescente violência contra a população negra.

Com  uma palestra virtual da professora Alice Sena Ferrari, Doutora em educação pela PUC-SP especialista na construção de currículos escolares, trouxe questionamentos sobre o racismo como construção social. Vários subtemas foram abordados: o não reconhecimento dos negros e negras como sujeitos históricos; a ausência de políticas públicas para a população negra e o racismo estrutural. Professores e professoras participaram intensamente dos  debates e levantaram questões sobre  os princípios para a educação das relações étnico-raciais.

 A  diretora Lurdinha Viana abriu a manhã de trabalho ,falando sobre a necessidade de sustentar uma postura crítica cada vez mais inserida nas vias curriculares: “Não basta vocação e desejo , é necessário uma prática pedagógica voltada para justiça social”.

A atividade faz parte das iniciativas da gestão pedagógica do Oficina na formação continuada de professores e gestores. Ao longo do ano, outras atividades serão realizadas com este mesmo fim.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp