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“Relações interpessoais na escola” são mote de projeto amplo de capacitação

O ano de 2019 não havia sequer despontado, mas a direção, coordenação e orientadores do Oficina já estavam com as “mãos na massa”, se instrumentalizando para os novos desafios do novo período letivo à frente.

Conforme tradição, a escola vem investindo intensamente em capacitação do corpo técnico e pedagógico, através cursos, debates, pesquisas, reuniões e parcerias, encabeçadas pelo Núcleo de Orientação Pedagógica (NOP), na tentativa de aprofundar conhecimentos sobre fenômenos da rotina escolar, ampliando o repertório de instrumentos para lidar com os desafios do “educar” na contemporaneidade.

A mais recente parceria foi firmada com a educadora Danila Zambianco, pesquisadora e especialista em “relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral” (Unicamp). O trabalho realizado se estenderá por todos os âmbitos da escola, com “frentes” envolvendo familiares, professores, funcionários, direção e os próprios alunos, na intenção de debater e enfrentar questões relacionadas à mediação de conflitos, reflexividade, protagonismo dos jovens, prevenção de bullying e respeito ao outro.

Os estudos relativos ao desenvolvimento moral e convivência ética fazem parte das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de ter respaldo na própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que aponta a necessidade de promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todo tipo de violência e intimidação sistemática.

Em dezembro de 2018 ocorreu o primeiro encontro, exclusivo para orientadores, coordenadores e direção. Em março, foi promovido um primeiro encontro com os  familiares de alunos, com palestra de Danila Zambianco sobre o tema “Relações interpessoais na escola e construção da autonomia moral do jovem”. Em abril, demos início a um curso de capacitação com professores e equipe técnica, que durará todo o ano.

Uma parceria que, para nós, fortalece a crença numa convivência ética e em práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral dos nossos “meninos e meninas do Oficina”.

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