51752226_2305535283056295_93182059970822144_n

Projeto desperta alunos para uso cotidiano da matemática

O Colégio Oficina se baseia na concepção de que a educação é um processo e que a escola deve representar a vida prática presente no cotidiano dos alunos. O Gestor Financeiro, um dos principais projetos pedagógicos da escola, é responsabilidade do Departamento de Matemática e tem sido desenvolvido de modo a evidenciar a importância da matemática para o desenvolvimento de competências nas diversas áreas do conhecimento,  estimulando o interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos por intermédio de atividades significativas e possibilitando que eles enxerguem o valor e os usos da Matemática em situações reais de seu cotidiano.
O objetivo é que os alunos aprendam a organizar-se financeiramente para execução de outros projetos pedagógicos da escola, como o Oficina in Concert. O Gestor permite a aplicação do conhecimento lógico-matemático desenvolvido em uma prática sócio-política, desenvolve competências como planejamento, organização e administração de recursos financeiros, além de trabalhar conceitos como porcentagem, juros, inflação, receita, despesa, entre outros.
Todos os anos cada turma elege 2 representantes para cada projeto pedagógico, incluindo o Gestor, e estabelece quais as funções e metas para cada um deles. Em um segundo momento, os representantes apresentam à turma as planilhas de gastos dos anos anteriores para discussão, comparação e projeção de custos de cada projeto para o ano em vigor. A partir de então, os representantes-gestores traçam e apresentam à turma o plano de ação construído para cada um dos projetos, que em seguida se transforma em um plano mais amplo de ação, contendo a planilha geral de controle de custos de todos os projetos.
Todo o processo é acompanhado pelos respectivos professores de Matemática e coordenadores do Projeto, em um ciclo que tem como foco o ensino a partir da experiência, com vistas à construção de aprendizagens que sejam imbuídas de sentido para os nossos meninos e meninas.