• OFICINA EM NOTÍCIAS
sarau-noti-oficina

SENSIBILIDADE E CONSCIÊNCIA MARCAM SARAU ONLINE DO 9º ANO

Estudantes do 9º ano esbanjaram consciência crítica e sensibilidade em Encontro Poético organizado como atividade do componente curricular de Convivência Ética. O encontro trouxe o tema do Racismo para o centro dos debates sob o título “O negro canto no centro”, e contou com intervenções de alunos, alunas, professores e colaboradores da casa.

A intervenção didática assumiu o propósito de implicar os estudantes em ações que contribuem para uma sociedade verdadeiramente democrática, com o olhar voltado para a construção de valores éticos e morais.

Os princípios que orientam o curso do componente “Convivência Ética” guiaram as discussões em sala, as atividades realizadas e conduziram os alunos para um plano de ação a um só tempo formativo e atuante. Formativo, uma vez que tem por objetivo implicar os estudantes na busca por uma sociedade justa. Atuante, por reunir vozes de estudantes, docentes e colaboradores para alertar, coletivamente, sobre a urgência de nos livrarmos da “chaga” do racismo, assumindo um processo civilizatório que faça jus a tal nome.

Assim, a realização desse Encontro Poético destacou o canto que celebra artistas negros e negras, seja na voz, na composição ou no tema, colocando no centro das atenções “o canto”.