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Subtema 6º ano 2025

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6º ANO: CONCEPÇÃO DE JUVENTUDE

“Segurar  na mão e assegurar, portanto, que as coisas continuem como estão. Reiterar, num gesto conservador, a cartilha. Manter é da ordem da propriedade e do domínio. Noutra direção, deixar é “mover-se para fora de”. Uma família que se move para fora dela. Deixar é, aqui, um sopro de liberdade.”

6º A – O que é ser jovem? Quais diferentes e possíveis concepções para o “ser jovem”? Que diferentes juventudes temos de geração para geração?  E que diferentes juventudes temos dentro de uma mesma geração?

No Brasil, o Estatuto da Juventude de 2013 define como jovens as pessoas com idade entre 15 e 29 anos. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera jovens quem tem entre 15 e 24 anos. Todo jovem apresenta valores, comportamentos, visões de mundo e interesses singulares e coletivos.  Ser jovem é fazer parte de uma conjuntura familiar, política e social e de uma sociedade com processos transitórios. E por serem esses processos transitórios, a sociedade muda e o jovem muda com ela. O entendimento da juventude é uma construção social, cultural e bastante diversificada. Sua concepção deve ser definida a partir de suas múltiplas relações e de acordo com os contextos sociais em que se insere ao longo de gerações. Dessa forma, pensar a ideia de juventude é pensar de acordo com diferentes contextos, como por exemplo, gênero, raça, classe social e pertencimento religioso. É preciso identificar diferentes modos de se observar e viver a juventude na contemporaneidade e pelas gerações. Na verdade, considerando essa heterogeneidade, temos “juventudes”, marcadas por componentes socioeconômicos, históricos, culturais, políticos e com diferentes características.

6º B –  Como passar da infância para a adolescência? Como sair da adolescência e entrar na vida adulta? Como o registro dessas passagens é feito em diferentes culturas (indígenas, afros, rurais, urbanas, por exemplo)? Que ritos de passagens são apresentados aos jovens?

Os ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa na sua comunidade. Podem ter caráter social, comunitário ou religioso. Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, casamentos e formaturas. Em todas as sociedades primitivas, determinados momentos na vida de seus membros eram marcados por cerimônias especiais, conhecidas como ritos de iniciação ou ritos de passagem. Essas cerimônias, além de representarem uma transição particular para o indivíduo, representavam igualmente a sua progressiva aceitação e participação na sociedade na qual estava inserido, tendo, portanto, tanto cunho individual quanto coletivo. São inerentes à natureza humana, refletindo nossa necessidade de dar significado e importância aos marcos em nossas vidas. Existem ritos característicos de cada cultura.

6º C – Quando se perde a juventude? E a juventude acaba? Existe uma data limite para a juventude acabar?

A juventude é uma fase do ciclo vital humano caracterizada por elevada vitalidade, associada a muitos planos pessoais e desejos. Graças às mudanças na expectativa de vida dos seres humanos e em seus hábitos e costumes, a juventude atual tem um período de duração maior em comparação com o século passado, quando se restringia a uma fase de dez anos. No Brasil, a juventude passou a representar cerca de uma terça parte da existência dos brasileiros. Cientistas americanos afirmam que a idade que a pessoa sente ter pode afetar o processo de envelhecimento. Pesquisadores dizem que a idade cronológica importa, mas a “própria interpretação da sua idade” tem consequências ainda mais duradouras. A comparação entre a idade cronológica e a idade subjetiva de uma pessoa determina qual delas tem maior influência sobre sua capacidade cognitiva. Há jovens velhos e velhos jovens. Esta expressão não é de hoje, mas a afirmação é cada vez mais verdadeira, diante da evidência dos fatos.

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